Inteligência artificial: aplicações e desafios no agronegócio

25 de julho de 2022 4 mins. de leitura
Inteligência artificial pode garantir segurança alimentar global diante do aumento populacional

Conheça o mais relevante evento sobre agronegócio do País

A inteligência artificial (IA) já é uma realidade no agronegócio brasileiro, mas ainda há um grande potencial a ser explorado. A tecnologia pode contribuir para o aumento da previsibilidade de condições naturais e da eficiência operacional na propriedade rural, ajudando a melhorar o volume produzido e reduzir os custos.

A população mundial vai crescer em 2 bilhões de pessoas até 2050, segundo estimativa da Organização das Nações Unidas (ONU), provocando uma necessidade de elevação em 60% na produtividade de alimentos. Nesse sentido, questões ambientais como a restrição de abertura de novas áreas para lavouras, também tendem a crescer.

As aplicações de IA podem ajudar nisso. O investimento no setor deve saltar de US$ 1 bilhão em 2020 para US$ 4 bilhões em 2026, segundo projeções da Markets & Markets. No Brasil, um projeto da Farmers Edge e Nufarm prevê a digitalização de mais de 1 milhão de hectares até 2023, quase 2% das áreas cultivadas no País.

Quais são as aplicações da inteligência artificial no agronegócio?

A tecnologia pode identificar e suprir necessidades da lavoura de forma automatizada. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

A chegada da conexão 5G nas propriedades rurais promete revolucionar as operações do agronegócio. A primeira fazenda conectada do Brasil está localizada no Piauí e é considerada um modelo pelo uso da tecnologia em toda a cadeia produtiva.

Conheça as principais aplicações da inteligência artificial no campo a seguir.

Visão computacional

A propriedade rural pode ser mapeada digitalmente para a identificação de problemas e o fornecimento de insights. As máquinas podem ser treinadas para reconhecer pragas e doenças, insuficiência de nutrientes ou de água, entre outros fatores, a partir de imagens ou sensores conectados pela Internet das Coisas (IoT).

Leia também:

Previsão do tempo

Mudanças climáticas tornam previsão metereológica (Fonte: Shutterstock/Reprodução)
As mudanças climáticas tornam as previsões meteorológicas mais difíceis. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

As condições meteorológicas são uma das principais influências para a produção agrícola e, com as mudanças geradas pelo aquecimento global, está ficando cada vez mais difícil de entender o clima. A IA é capaz de processar as informações locais e de satélites para fornecer previsões mais precisas sobre os fenômenos climáticos na lavoura.

Automatização das operações

Veículos como máquinas agrícolas e drones já podem ser controlados a distância, mas, em geral, ainda necessitam de intervenção humana na operação. A IA torna a automação completa, com as decisões sendo tomadas de forma mais rápida e assertiva pelas máquinas, deixando para as pessoas o trabalho de supervisão e acompanhamento.

Antecipação do mercado

As oscilações nos preços de insumos e na cotação das commodities afetam diretamente o sucesso da safra. A tecnologia permite acompanhar as variações do mercado para ajudar o produtor a identificar tendências de demandas e precificar corretamente os produtos em determinado momento.

Desafios para implantação da tecnologia

A IA transmite e processa quantidades absurdas de dados, conhecido como big data, necessitando de uma boa conexão. A zona rural brasileira ainda tem uma conectividade baixa, com mais de 70% das propriedades sem qualquer tipo de acesso à internet, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Apesar do problema estrutural, o maior impedimento para a implementação das tecnologias é o valor de investimento, segundo a percepção dos agricultores ouvidos pela pesquisa Agricultura Digital no Brasil. No entanto, existem muitas soluções de baixo custo no mercado que não foram amplamente difundidas para os pequenos produtores.

Quer saber mais? Conheça a opinião de nossos parceiros especialistas sobre os principais temas do agronegócio.

Fonte: Totvs, Alsglobal, Banco do Brasil, Engdb, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Markets & Markets, Farmers Edge

Este conteúdo foi útil para você?

193250cookie-checkInteligência artificial: aplicações e desafios no agronegócio