Plant-based: proteína vegetal ganha espaço no Brasil

20 de abril de 2022 4 mins. de leitura
Mercado de plant-based cresceu quase 70% nos últimos 6 anos no Brasil, enquanto consumo per capita de carne bovina caiu

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O mercado de plant-based cresce no Brasil acompanhando uma tendência global, enquanto o consumo per capita de carne bovina enfrenta queda. Produzidos 100% a partir de vegetais, esses alimentos são consumidos in natura ou processados e podem utilizar alta tecnologia para alcançar textura e sabor próximos de produtos de origem animal.

Os alimentos à base de plantas tiveram faturamento de US$ 82,8 milhões em 2020, o equivalente a R$ 457,52 milhões, segundo dados da empresa Euromonitor. O faturamento representa crescimento de quase 70% quando comparado a 2015.

Por outro lado, o consumo per capita de carne bovina caiu de quase 34 quilos (kg) em 2019 para cerca de 26 kg em 2021, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Esse é considerado o pior resultado da série histórica iniciada em 1996.

Apesar da coincidência, a queda do consumo de proteína animal não é explicada pelo aumento da demanda por plant-based. A alta do preço da carne bovina é o principal fator para a redução da procura do produto, conforme levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Por que o plant-based conquistou os brasileiros?

Pesquisa mostra que consumo de alimentos a base de plantas vai além dos consumidores com dieta vegetariana ou vegana. (Fonte: Shutterstock)
Pesquisa mostra que consumo de alimentos à base de plantas vai além dos consumidores com dieta vegetariana ou vegana. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Os alimentos plant-based foram consumidos nos últimos seis meses por 81% dos entrevistados de uma pesquisa realizada pela Cint, sob encomenda da organização não governamental (ONG) Mercy for Animals (MFA). O levantamento ouviu 500 pessoas de todas as classes sociais e regiões do País em setembro de 2021.

A saúde é uma das três principais motivações para adotar os alimentos à base de planta para 97% dos entrevistados brasileiros. Para 78% das pessoas ouvidas, esse foi o motivo principal para iniciar uma dieta com produtos vegetais.

Entre os entrevistados, 84% relataram ter uma visão favorável aos plant-based. Mais da metade das pessoas indicaram que os produtos à base de plantas são vistos como substitutos da proteína animal. Outros 47% consideram os alimentos vegetais como adicionais na dieta.

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Alimento preferido

Hambúrguer vegetal está disponível em grandes cadeias de restaurantes, como o Outback. (Fonte: Shutterstock)
Hambúrguer vegetal está disponível em grandes cadeias de restaurantes, como o Outback. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Os alimentos plant-based podem ser encontrados em restaurantes, lanchonetes e supermercado nos formatos de bebidas, sorvetes, empanados, almôndegas e carne vegetal. No entanto, o consumidor brasileiro tem preferência por um produto específico.

De acordo com a pesquisa da MFA, o hambúrguer à base de plantas conquistou o paladar dos brasileiros, inclusive das classes D e E. O produto é padronizado pela indústria e pode ser feito com leguminosas como grão de bico, lentilha, feijão e soja.

Oportunidades para o agronegócio

O mercado de plant-based no Brasil deve continuar crescendo e pode alcançar faturamento de R$ 592 milhões, segundo avaliação do Instituto Brasileiro do Feijão e Pulses (IBRAFE). A organização acredita que o crescimento do segmento pode impulsionar o consumo de feijão.

A tendência já foi percebida pelos grandes players do setor alimentício, inclusive companhias que têm a carne como principal produto. Marfrig Global, BRF e JBS, três das maiores empresas globais de proteína animal, lançaram linhas específicas com matéria-prima 100% vegetal.

Apesar da expansão, os alimentos plant-based ainda precisam superar obstáculos como preço, disponibilidade e sabor, segundo pesquisa da MFA. Os entrevistados apontaram que recomendações de amigos e amostras grátis podem ajudar a popularizar os produtos à base de plantas.

Quer saber mais? Assista aqui à opinião e explicação dos nossos parceiros especialistas em agronegócio.

Fonte: Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Mercy for Animals (MFA), Instituto Brasileiro de Feijão e Pulses (Ibrafe), Avicultura Industrial.

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