Agrishow apresentou uma amplitude de tecnologias para o agronegócio; conheça os 10 principais lançamentos
Publicidade
Na feira internacional do agronegócio, a Agrishow 2023, os produtores rurais puderam se atualizar sobre as mais recentes tecnologias, equipamentos e soluções disponíveis no mercado agrícola. Os lançamentos e inovações apresentados visam otimizar a produtividade, reduzir custos, promover a sustentabilidade e melhorar a gestão das atividades no campo.
A Agrishow 2023 contou com a apresentação e debates sobre tecnologias que oferecem maior eficiência operacional, subsídios para tomar decisões mais embasadas e sustentáveis e ferramentas para enfrentar os desafios do setor de forma mais completa.
Veja quais foram as 10 principais tecnologias lançadas na Agrishow 2023.
A Empresa Brasileira de Agropecuária (Embrapa) mostrou três novas cultivares de amendoim desenvolvidas com foco na alta produtividade e no cultivo mecanizado em grande escala. As novas variedades são destinadas tanto ao consumo de mesa quanto à indústria de alimentos, e se destacam pelo teor de ácido oleico acima de 75%.
A John Deere apresentou tratores da Série 8R equipados com a tecnologia AutoTrac, que permite o piloto automático e a realização de tarefas precisas de plantio e pulverização. Entre os recursos lançados pela empresa, estão tecnologias autônomas como o See&Spray, um sistema de pulverização que identifica plantas daninhas.
A Valley apresentou um ecossistema de soluções integradas para irrigação, incluindo o projeto AccuRail, o Machine Diagnostics, soluções de gestão e controle, opções de energia solar e opções de telemetria. Essas tecnologias permitem aos agricultores monitorar e gerenciar a irrigação de forma sustentável e eficiente, aumentando a produtividade e reduzindo custos.
A Stara lançou o sistema SynchroDrive, que permite o controle individual das rodas dos pulverizadores, garantindo uma aplicação mais precisa e uniforme de defensivos agrícolas. O sistema pode reduzir o desperdício de produtos e contribuir para a sustentabilidade ambiental.
O trator A4 Hitech vs2 da Valtra combina alta tecnologia com motor agrícola AGCO Power e transmissão HiTech4 PowerShift. Pode gerar até 12% de economia de combustível por hectare trabalhado e tem recursos como piloto automático, proporcionando ganhos de produtividade.
Leia também:
A New Holland apresentou o trator T6.180 Methane Power, movido a gás biometano, sendo o primeiro e único trator do mundo movido 100% a metano. Além disso, também apresentou o trator TL5, que tem soluções para a agricultura digital, como a telemetria de baixo custo voltada para a agricultura familiar.
O SpecFIT HR100, um equipamento inovador lançado pela Embrapa, utiliza a técnica de Ressonância Magnética Nuclear (RMN) para análise não destrutiva da qualidade de alimentos, como azeite, vinho e carne bovina. O equipamento não necessita de mão de obra especializada, não gera resíduos e oferece resultados em segundos.
O BioAS proporciona uma avaliação abrangente da saúde dos solos, fornecendo informações valiosas para o manejo eficaz das propriedades agrícolas, por meio da análise das enzimas arilsulfatase e beta-glicosidase, associadas aos ciclos do enxofre e do carbono. Os dados são usados para avaliar o potencial produtivo do solo.
A plataforma IA AGLIBS incorpora o uso de inteligência artificial (IA) e dados em nuvem, ou servidor local, para a obtenção de resultados e mapas de recomendação na análise de carbono e outros recursos dos solos. A tecnologia abrange todo o processo, desde a coleta e a identificação digital de amostras até o envio e armazenamento de dados.
A IBM apresentou soluções baseadas em inteligência artificial e análise de dados para o setor agrícola, como sensores internet das coisas (IoT) para monitoramento das condições das lavouras, sistemas de previsão de safras e plataformas de análise de dados agrícolas. Essas tecnologias fornecem insights valiosos aos produtores.
Fontes: Estadão, Agrishow, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)