O maior e mais relevante evento sobre o futuro do agro no Brasil
Publicidade
Boas-vindas Grupo Estado
Abertura oficial
Palestra Magna
Painel 1 | O agronegócio na COP-30
A 30ª Conferência do Clima acaba de se encerrar em Belém (PA) e, no caso do Brasil, o setor agropecuário segue figurando como o principal emissor de gases do efeito estufa, com cerca de 30% das emissões totais do País. Ao mesmo tempo, o campo é pródigo em apresentar soluções eficazes para reduzir essas emissões. Vamos abordar, neste painel, as discussões sobre o tema ainda sob o âmbito na COP, assim como as NDCs do Brasil ligadas à produção agropecuária e as soluções já aplicadas em larga escala.
PAINEL 2 | A evolução do agro em práticas sustentáveis
A agropecuária brasileira não só segue uma das leis ambientais mais rigorosas do mundo, o Código Florestal, como busca adotar, cada vez mais, práticas conservacionistas. De práticas sustentáveis à exploração comercial de alternativas verdes. Agricultura regenerativa, preservação de nascentes, captura de carbono da atmosfera. Como o agro pode fazer a diferença em um cenário de emergência climática. Além de provar que é possível modernizar o agronegócio em toda a sua extensão, com a aplicação de boas práticas, o painel discutirá as vantagens, inclusive econômicas, tanto no mercado interno quanto externo, da aplicação do ESG nas cadeias produtivas.
Estadão Entrevista
Almoço livre
Minitalk
Painel 3 | Europa bate à porta – A lei antidesmatamento da União Europeia e o acordo Mercosul-EU
O Regulamento da União Europeia sobre Produtos Livres de Desmatamento (EUDR) entra em vigor agora em dezembro de 2025. A nova normativa proíbe a importação de produtos ligados ao desmatamento, exigindo que empresas provem que seus produtos não causaram desmatamento após dezembro de 2020. Este novo cenário afeta diretamente o agronegócio brasileiro. Estamos preparados? Quais segmentos do agro já se adaptaram e saem em vantagem? Quais precisam melhorar? Como fazer valer o Código Florestal Brasileiro nesta situação?
Painel 4 | O futuro do agro
O Brasil é o principal exportador global de soja, carne bovina, frango, café, açúcar e suco de laranja. Posto de um dos maiores produtores de alimentos do mundo traz também desafios que podem se tornar um entrave à expansão do setor no mercado global. Quais os principais desafios para o agro brasileiro na próxima década? Protecionismo, financiamento, instabilidade política, insegurança jurídica, mudanças climáticas, logística, armazenagem. O agro olha para o futuro e aponta riscos e oportunidades
Coffee break
Painel 5 | Agrotech
Não somente celeiro da agricultura, o Brasil se consolida também como celeiro de tecnologias agrícolas. O campo abriga hoje soluções disruptivas de tecnologia. Inovação e tecnologia refletem na produtividade do campo. A IA veio para ficar?
Encerramento