Zootecnia: como é o curso e a atuação profissional? - Summit Agro

Zootecnia: como é o curso e a atuação profissional?

3 de fevereiro de 2023 5 mins. de leitura

Entenda o que é a área de Zootecnia, a diferença da Medicina Veterinária e as possibilidades de atuação profissional

Publicidade

Conheça o mais relevante evento sobre agronegócio do País.

Formados em Zootecnia podem trabalhar com a criação e o manejo de animais, sejam domésticos, sejam da indústria de alimentos. Saiba mais do que é a Zootecnia e a área de atuação de profissionais graduados nesse curso.

O profissional é chamado de zootecnista, especialista na criação, na conservação e na produção de animais, principalmente os domesticados. Para isso, os trabalhadores da área precisam conhecer as diversas etapas da vida dos animais, desde o nascimento e o abate até a criação de produtos de origem animal.

Podem atuar nos processos de planejamento de criação, nutrição, desenvolvimento de ambientes adequados para as criações e até processos industrializados. Os estudos da área envolvem entender e melhorar a forma como os humanos criam e consomem produtos de origem animal. Com isso, pode-se melhorar a eficiência econômica e produtiva e diminuir os impactos ambientais.

Zootecnistas podem atuar até no planejamento de construções para a produção animal. (Fonte: Pixabay/Reprodução)
Zootecnistas podem atuar até no planejamento de construções para produção animal. (Fonte: Pixabay/Reprodução)

Qual é a diferença de Zootecnia e Medicina Veterinária?

A Zootecnia muitas vezes é confundida com a Medicina Veterinária, afinal existem algumas similaridades, entretanto os campos têm objetivos distintos. Enquanto o médico-veterinário se propõe a estudar a saúde e o bem-estar dos animais, diagnosticando doenças e gerenciando remédios, vacinas e cirurgias, o zootecnista é mais focado nas indústrias de produtos de origem animal.

Para isso, profissionais precisam entender da saúde dos animais, mas com o objetivo principal de alcançar a maior produtividade e garantir a qualidade dos produtos relacionados, de modo que não coloquem a saúde humana em risco. Também podem atuar na preservação de espécies selvagens e se especializar no comportamento de diferentes animais.

Leia também:

Manejo da alimentação animal pode ser função de zootecnistas. (Fonte: Pixabay/Reprodução)
O manejo da alimentação animal pode ser uma das funções de zootecnistas. (Fonte: Pixabay/Reprodução)

Como é a formação em Zootecnia?

Para estar apto a se tornar um profissional de Zootecnia, é preciso passar por um treinamento amplo, que engloba diversas áreas do conhecimento. O curso de Zootecnia é da categoria bacharelado, tem duração de cinco anos e é oferecido majoritariamente na modalidade presencial. Algumas faculdades realizam o curso a distância, mas é preciso completar algumas atividades, como as de laboratório, presencialmente.

A grade curricular do curso passa por áreas como morfofisiologia animal e ciências veterinárias, para tratar características físicas dos animais e as doenças relacionadas. Além disso, são obrigatórias matérias das áreas de ciências ambientais e agronômicas, para o entendimento da relação e dos impactos da criação animal no meio ambiente. A relação entre solo, planta, animal e atmosfera é um dos conhecimentos fundamentais para a capacitação em assessoria técnica socioambiental.

Uma das principais áreas de concentração do curso é a de nutrição e alimentação animal, que embasa as técnicas para o cuidado da saúde e a geração de produtos. Os alunos ainda estudam técnicas nas áreas de genética, melhoramento e reprodução, produção animal e industrialização.

Como os zootecnistas podem atuar na administração e na gestão, matérias de ciências exatas aplicadas também fazem parte do curso.

Atuação do formado em Zootecnia

Segundo o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), que também fiscaliza a atividade zootécnica, os profissionais da área podem atuar em:

  • nutrição, alimentação e manejo de animais de produção, pets ou silvestres;
  • bem-estar animal;
  • manejo de pastagens;
  • melhoramento genético de animais;
  • agronegócio e cadeias produtivas;
  • gestão de propriedade rural;
  • manejo de fauna e animais silvestres e conservação de recursos animais e ambientais;
  • construção e instalação para animais de produção e pets;
  • sistema de criação de organismos aquáticos;
  • ensino e pesquisa na área.

Entre os diversos locais de atuação de um zootecnista estão propriedades rurais, indústrias de ração, laboratórios, criatórios de animais de produção, zoológicos e cooperativas rurais. Com uma área de atuação bastante ampla, o especialista é uma peça fundamental em diversas etapas da cadeia do agronegócio.

Com o potencial de produção e exportação de animais e produtos dessa origem no Brasil, profissionais da área têm ampla oferta de empregos e salários acima da média nacional. A zootecnia é, portanto, uma ótima opção para quem quer seguir carreira no agronegócio. Vale ressaltar que é mais indicada para pessoas que já tenham tido contato com algum processo da agroindústria e se sintam à vontade trabalhando com animais.

Quer saber mais? Conheça a opinião de nossos parceiros especialistas sobre os principais temas do agronegócio.

Fonte: Conselho Federal de Medicina Veterinária, Associação Brasileira de Zootecnistas, ABZ, Que Curso, Educa Mais Brasil

Webstories