Governo de SC vai incentivar plantio de grãos de inverno

19 de julho de 2020 3 mins. de leitura
O objetivo é ampliar a área plantada e a oferta de matéria-prima para a fabricação de ração animal
Quer impulsionar seus negócios? Se inscreva no Summit Agronegócio, evento que reúne os maiores especialistas em agro do País. *** Em nota, a Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural anunciou que o governo de Santa Catarina lançará medidas de incentivo para o plantio de grãos de inverno no estado. Assim, os produtores rurais poderão contar com o apoio para investir em culturas como cevada, trigo e triticale. Por ser um grande produtor de carnes e leite, Santa Catarina é atualmente o maior importador de milho do Brasil. A compra intensiva do cereal de outros estados e países tem como função suprir a cadeia produtiva da pecuária. O objetivo principal do Projeto de Incentivo ao Plantio de Cereais de Inverno é alcançar a marca de 120 mil hectares de área plantada. Os grãos dessa safra servirão como matéria-prima para fomentar a fabricação de ração animal no estado.

Foco do governo

mão segurando grãos
(Fonte: Shutterstock)
Um dos principais desafios referentes a essas culturas de inverno são os altos custos de produção. Para que o retorno compense, o governo de Santa Catarina irá garantir o pagamento do seguro rural. Os produtores rurais dessa região receberão R$ 200 por hectare que estiver plantado de acordo com as normas que compõem o projeto. Desse modo, o investimento estimulará a geração de renda para os agricultores, além de refletir positivamente na competitividade para as agroindústrias reduzindo custos de importação. De acordo com Ricardo de Gouvêa, secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, “a produção de proteína animal tem papel fundamental no agronegócio catarinense, e a oferta de grãos é peça-chave para mantermos a competitividade desse setor. O Projeto de Incentivo ao Plantio de Cereais de Inverno surge após um trabalho intenso e conjunto de diversas entidades, produtores e Governo do Estado para garantir o futuro do agronegócio catarinense”.

Contratos futuros

homem segurando grãos
(Fonte: Shutterstock)
O programa também apresenta medidas que permitem a negociação de contratos futuros entre os produtores rurais e as cooperativas. Desse modo, há mais uma garantia de escoamento da produção e rentabilidade aos agricultores. Os contratos são elaborados com a definição do volume de compra e dos preços, que podem ser pré-fixados ou acordados dependendo das preferências do fornecedor. O pagamento, no entanto, só é efetuado no momento da entrega dos grãos.

Programa Terra Boa

O Projeto de Incentivo ao Plantio de Cereais de Inverno faz parte do Programa Terra Boa, ação governamental que busca estimular a produção de milho, de pastagem, a prática da apicultura e as medidas de conservação de solo. Além disso, o programa oferece aos produtores um kit forrageira, composto de insumos e produtos agrícolas, e um kit apicultura, composto de equipamentos necessários para o cultivo de abelhas-rainhas Quer ficar por dentro das novidades do agro? O Summit Agronegócio reúne especialistas e autoridades para discutir os temas mais relevantes do setor, como sustentabilidade, fruticultura, seguros, SIF, agroquímicos e abastecimento. Faça parte da evolução do agro e participe do evento mais completo do setor. Para saber mais, é só clicar aqui! Fonte: Notícias Agrícolas e Secretaria de Agricultura de Santa Catarina.
Gostou? Compartilhe!