Núcleo avançado da Embrapa Caprinos e Ovinos será criado para coordenação de ações dentro da Rota do Cordeiro no Piauí, em Pernambuco e na Bahia
Publicidade
Conheça o mais relevante evento sobre agronegócio do País
O setor de caprinos e ovinos da Rota do Cordeiro recebeu um investimento de R$ 426 mil da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) para ações de inovação. Parceira no investimento, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) criará um núcleo avançado na cidade de Cruz das Almas (BA) para coordenar projetos de melhoramento genético, sanidade, nutrição, segurança alimentar de rebanhos e capacitação de técnicos.
Os recursos serão aplicados em territórios onde caprinocultura e ovinocultura são atividades relevantes. Três polos de desenvolvimento localizados no Vale do Itaim (PI), Vale do Jacuípe (BA) e Cariri Paraibano/Sertão Pernambucano foram selecionados de acordo com a infraestrutura de abate em funcionamento ou a coleta e processamento de leite caprino.
O Cariri é a região brasileira com a maior produção leiteira de ovinos e caprinos. Localizada no sul do Ceará e no oeste de Pernambuco, a região tem mais de 1500 caprinocultores e 14 laticínios que receberão recursos para criar uma Unidade de Referência Tecnológica em Integração Lavoura Pecuária Floresta (ILPF) e ações para adequação de plantas forrageiras à realidade local.
Um plano de controle de doenças nos rebanhos e um programa específico para controle de verminoses será implantado em Jacuípe (BA), cidade que tem tradição de ovinocultura de corte e que abate cerca de 300 animais por semana. O objetivo da ação é minimizar as perdas produtivas e colaborar com programas de melhoramento voltados para obtenção de animais padronizados de acordo com as características do mercado em um frigorífico administrado por cooperativa.
No Vale do Itaim (PI), polo com comercialização regular de 200 animais vivos por semana, será implementado um programa de melhoramento genético de animais de corte e uma unidade de apoio laboratorial para serviço de assessoria nutricional que, em parceria com o Instituto Federal do Piauí (IFPI), ajudará também na capacitação de estudantes locais.
A Rota do Cordeiro faz parte do programa Rotas de Integração Nacional, do Ministério do Desenvolvimento Regional, que atua com redes interligadas de Arranjos Produtivos Locais (APLs) para promover inovação, diferenciação, competitividade e lucratividade de empreendimentos rurais. O programa tem como objetivo profissionalizar as atividades de ovinocultura e caprinocultura no Semiárido, articulando produção, processamento e comercialização de produtos.
A rota foi criada em 2012 para apoiar a atividade de produção de cordeiros e cabritos no Nordeste. Nas ações desenvolvidas pelo projeto estão incluídas todas as atividades ligadas à cadeia produtiva, como frigorificação, distribuição e comércio; beneficiamento da carne; e culinária e gastronomia.
Os núcleos de inovação são implantados para replicar as ações em outras localidades, multiplicando os resultados e beneficiando produtores e atividades relacionadas à caprinocultura e à ovinocultura de corte do Nordeste.
Já conhece o Estadão Summit Agro? Saiba o que rolou na última edição do evento
Fonte: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).