Conheça o evento

Frutas: manejo adequado aumenta valor nutricional

Saiba quais são os cuidados utilizados para ampliar a produtividade das safras e elevar a qualidade final do produto

Frutas: manejo adequado aumenta valor nutricional
28/07/2020 • 2 min. de leitura

Quer impulsionar seus negócios? Se inscreva no Summit Agronegócio, evento que reúne os maiores especialistas em agro do País.

***

O cultivo de frutas exige dos agricultores uma série de cuidados para atingir os melhores índices de qualidade. Os produtores que se adequam às técnicas ideais de cultivo podem presenciar a valorização de suas safras e, ainda, fornecer um produto de maior qualidade para os consumidores.

Assim como em diversos ramos do agronegócio, o manejo correto e com uso de tecnologias no cultivo de frutas aumenta a produtividade e a qualidade do produto final. O processo vai desde antes da plantação, com estudo de solo, clima e local adequado, até o processamento logístico das frutas.

Seguindo um manejo adequado, as frutas se desenvolvem dentro do seu potencial máximo, o que acarreta melhor valor nutricional e sabor.

Elevando o valor nutricional do fruto

Uvas com suplementação obtiveram maior valor nutricional em Bento Gonçalves (RS) (Fonte: Pixabay)plantação de uva
Uvas com suplementação obtiveram maior valor nutricional em Bento Gonçalves (RS). (Fonte: Pixabay)

Uma pesquisa aplicada pela Embrapa Uva e Vinho e a empresa Alltech Crop Science na cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, demonstrou que as uvas que tiveram o manejo adequado durante sua produção apresentaram melhores índices de antocianinas e polifenóis – substâncias benéficas para o nosso organismo.

Portanto, os produtos que receberam a atenção certa dos agricultores chegaram às mesas dos consumidores com valores nutricionais muito mais elevados. O diferencial do manejo foi a aplicação de suplementações durante o crescimento das videiras.

A utilização de soluções naturais à base de potássio e aminoácidos fez que as uvas tratadas tivessem concentração de polifenóis 30,7% superior em relação aos frutos sem cuidados especiais; no caso das antocianinas, o crescimento foi de 45%.

Ao elevar a produção dessas substâncias, as frutas ainda ganham propriedades que reduzem a oxidação e melhoram a saúde vascular de seus consumidores.

Cuidados com a fertilidade do solo

Análise laboratorial do solo pode indicar necessidade de correção (Fonte: Pixabay)pá com terra
Análise laboratorial do solo pode indicar necessidade de correção. (Fonte: Pixabay)

Outra etapa importante no manejo correto das frutas é a atenção com a fertilidade do terreno de plantio. O ideal é que sempre ocorra uma análise laboratorial do solo antes de iniciar a plantação de alguma safra.

Em alguns casos, os estudos científicos podem identificar a necessidade de correção do pH do solo, que em níveis incorretos prejudica a qualidade do fruto e diminui a produtividade da colheita – podendo ser o causador de perdas significativas.

O uso das técnicas de fertilização por adubo pode ajudar o produtor na etapa de reposição dos nutrientes. A análise laboratorial, por vezes, aponta para uma escassez de elementos fundamentais para o crescimento do fruto, como nitrogênio, fósforo, potássio e enxofre.

Com a aplicação do adubo suplementar na quantidade correta, o produtor evita futuras perdas, eleva o potencial econômico de suas plantações e fornece um alimento com valor comercial e nutricional muito mais vantajoso.

Quer ficar por dentro das novidades do agro? O Summit Agronegócio reúne especialistas e autoridades para discutir os temas mais relevantes do setor, como sustentabilidade, fruticultura, seguros, SIF, agroquímicos e abastecimento. Faça parte da evolução do agro e participe do evento mais completo do setor. Para saber mais, é só clicar aqui!

Fonte: Olá Itapetininga e Agro Link.