Parceria entre Grupo SEB e consultoria Markestrat vai gerar faculdade com cursos voltados para o agronegócio
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O Grupo SEB (Sistema Educacional Brasileiro) e a consultoria Markestrat se uniram para criar a Harven Agribusiness School, uma faculdade voltada ao agronegócio que tem previsão para começar a funcionar em maio em Ribeirão Preto (SP), durante a realização da feira de tecnologia e agropecuária Agrishow.
O investimento inicial é de cerca de R$ 100 milhões, e o projeto inclui a criação da Cidade do Agronegócio, um complexo que abrigará a faculdade, além de centro de eventos, estrutura imobiliária para consultorias, escritórios de empresas e cooperativas, hub de tecnologia, centro comercial e hotel.
A primeira fase do projeto está em andamento, com a incorporação de todas as atividades prestadas pela Markestrat na área educacional. A empresa deixa de prestar serviços de ensino empresarial e se concentra nas atividades de consultoria.
A segunda parte do negócio envolve a realização de cursos superiores de graduação e pós-graduação, que terão os processos seletivos realizados no segundo semestre de 2023, para o início das aulas em 2024.
A Harven Agribusiness School será uma faculdade e terá cursos presenciais e digitais, além de missões e intercâmbios. A estrutura acadêmica será composta de graduações de Administração com foco em agronegócio e engenharia de produção, além de pós-graduações, especializações presenciais e programas de bolsas por mérito e desempenho.
A faculdade pretende contar com 200 professores, muitos deles doutores e mestres, bem como personalidades de notório saber no corpo docente. Para começar as atividades, a instituição vai herdar o quadro da Markestrat, que tem 30 doutores e 40 mestres. A entidade espera alcançar 3,5 mil alunos em todos os cursos oferecidos.
A nova escola terá uma visão global dos conteúdos e espaço para alunos de escolas internacionais em intercâmbios e cursos técnicos voltados para o agro. A organização faz parte da International Food and Agribusiness Management Association (Ifama), que reúne uma rede de 64 universidades.
Além disso, a consultoria Markestrat reúne um relacionamento de décadas com universidades como Kansas e Purdue University (Estados Unidos), assim como instituições de Buenos Aires (Argentina) e de San Telmo (Espanha).
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O mercado de agricultura digital deve movimentar mais de US$ 8 bilhões até 2026, segundo estimativa da 360 Research & Reports, impulsionado pela popularização das soluções tecnológicas no campo. Um levantamento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) mostrou que 84% dos agricultores brasileiros já utilizam ao menos uma tecnologia digital na produção agrícola.
Entretanto, a falta de mão de obra qualificada tem sido um obstáculo para a implementação, a operação e a gestão dessas soluções. Profissionais capacitados em tecnologia para o campo, conhecidos como “agricultores digitais”, são cada vez mais demandados, mais difíceis de serem encontrados por falta de formação profissional.
“Não existem muitas escolas de negócios voltadas especificamente para o agronegócio no Brasil. Com a Harven, queremos formar profissionais capacitados e preparados para atuar nesse mercado tão importante para o país”, explicou Chaim Zaher, fundador e presidente do SEB. A nova faculdade deve focar setores de inovação, como Analytics e Data Science.
Fonte: Harven Agribusiness School/LinkedIn