Summit Agro

10 influencers do agronegócio para seguir nas redes sociais

Redes sociais são aliadas para garantir a sucessão geracional no campo

3 minutos de leitura

24/02/2023

Se existe preocupação com a sucessão geracional no campo, as redes sociais devem tranquilizar o agronegócio. As atividades agropecuárias são um orgulho para muitos jovens, o que pode ser comprovado pela quantidade de influencers compartilhando o cotidiano rural no TikTok, no Facebook, no Instagram e no YouTube.

Por mostrar a realidade das fazendas, essas mídias promovem a educação sobre o agro ao diminuir a curiosidade de consumidores em saber como os alimentos são produzidos. Os influenciadores estimulam novos profissionais a desenvolver o trabalho rural, além de registrar as transformações tecnológicas, sociais e ambientais nas propriedades.

Saiba quem são os dez maiores influencers do agronegócio.

1. Mayk Alves Macedo

Mayk Alves Macedo cresceu vendo o avô produzir laranja no interior de Minas Gerais. Enquanto cursava Administração, ele resolveu criar o grupo Vida no Campo, no Facebook, que é seguido por mais de 1,3 milhão de pessoas, além de ter mais de 600 mil seguidores no Instagram, onde compartilha informações sobre plantio, negócios e investimentos.

2. Giovane Weber

A página Fumicultores do Brasil, no Facebook, criada por Giovane Weber, tem mais de 420 mil pessoas interessadas em tirar dúvidas sobre o cultivo de fumo, do plantio até a colheita, bem como compartilhar fotos e vídeos da vida no interior. Bem-humorado, o influencer deixa espaço para comentários divertidos sobre o cotidiano no campo.

3. Irmãos Olah

Os paranaenses Andrei e Andressa Olah são de família de agricultores e resolveram passar tempo criando um perfil de Instagram com informações sobre lavouras, máquinas agrícolas e situações inusitadas. O trabalho ficou sério, e o perfil @agrooficial foi profissionalizado. A página tem hoje 418 mil seguidores.

4. João Pierobon

João Pierobon publica 2 vídeos semanais no YouTube. (Fonte: João Pierobon/YouTube/Reprodução)

Seja direto da fazenda onde cultiva 40 hectares de cana-de-açúcar, seja de algum evento do agronegócio, o paulista João Pierobon grava vídeos sobre o universo rural para mais de 260 mil inscritos no canal do YouTube. O influenciador digital fornece insumos para duas usinas próximas e começou a se dedicar também ao plantio de soja.

5. André Arantes

O grupo de Facebook Brutos do Campo, que tem cerca de 160 mil membros, funciona como um painel de classificados de máquinas agrícolas. A iniciativa foi criada há 7 anos por André Arantes Neto, que já foi técnico agrícola e corretor de commodities e montou um site para vender roupas e acessórios ligados ao mundo do agronegócio.

6. Mateus Tagler

O influenciador digital Mateus Tagler é administrador do perfil @agronomia_futuro_do_mundo no Instagram. Mais de 150 mil seguidores acompanham por lá os bastidores do agronegócio, em especial sobre os desafios e as soluções para lavouras de cereais, grãos e frutas, além da atividade pecuária.

7. Alexsander Ferst

Alexsander Ferst, responsável pelo perfil @agriculturanocomando no Instagram, faz vídeos com simplicidade e bom humor sobre o funcionamento de máquinas agrícolas, sistemas de manejo, participações em feira de agronegócio e demonstrações no campo. Com isso, conquistou 150 mil seguidores.

8. Paulo Arbex

O professor Paulo Arbex, além do perfil pessoal do Instagram com mais de 30 mil seguidores, mantém com Júlio César Santo Pereira um perfil dedicado ao plantio direto. A técnica, criada no Brasil na década de 1970, é o tema central do perfil @grupodeplantiodireto, seguido por 63 mil pessoas interessadas em aprender o manejo.

9. Aretuza Negri

Aretuza Negri é assistente social, mas a paixão familiar pelo agronegócio falou mais alto na carreira de influencer. (Fonte: Elaedoagro/Instagram/Reprodução)

O perfil do Instagram @elaedoagro tem um olhar feminino sobre o agronegócio. Filha de produtor rural e com pós-graduação em Agronegócio pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (Esalq/USP), Aretuza Negri produz conteúdo para mais de 40 mil seguidores e foi considerada uma das cem Mulheres Poderosas do Agro, em perfil elaborado pela Forbes.

10. Andrei Weber

O jovem Andrei Weber, então com 12 anos, resolveu compartilhar o amor pelo cultivo das lavouras ao gravar o cotidiano da fazenda onde mora e logo alcançou 2 milhões de visualizações. Cinco anos depois do lançamento do canal no YouTube, a página do garoto tem 60 mil inscritos e conteúdo que ultrapassa 1 milhão de visualizações.

Fonte: Canal Rural, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Jacto

Notícias Agrícolas, Forbes

Bom Dia Agro
X
Carregando...

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.

Mais lidas de Summit Agro

Mapeamento completo das condições do clima para a sua região

Notícias relacionadas