Leite: preço cai 10% no primeiro trimestre de 2021 e preocupa setor

8 de maio de 2021 4 mins. de leitura
Produtores de leite enfrentam demanda enfraquecida e elevação de custos de produção nos três primeiros meses do ano

Conheça o mais relevante evento sobre agronegócio do País

O preço do leite pago ao produtor acumulou queda de 9,8% em termos reais no primeiro trimestre de 2021, de acordo com pesquisas do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Apesar da redução, a cotação de março ainda está 28,3% maior se comparada ao mesmo mês de 2020, quando os efeitos da pandemia começaram a ser sentidos no Brasil. Enquanto isso, os custos de produção da pecuária leiteira continuaram a subir. 

Em fevereiro, foram necessários 42,2 litros de leite, em média, para a aquisição de uma saca de 60 quilos de milho, em valor 2,4% maior se comparado ao mês anterior e 15,7% superior ao mesmo período do ano passado. A valorização contínua dos grãos reduz a margem do produtor e provoca a diminuição dos investimentos na atividade, segundo o Cepea.

Para tentar atenuar a crise no setor pecuário, o governo de São Paulo adotou uma nova política fiscal. A partir de abril, o leite e a carne tiveram redução na alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A tributação da proteína animal caiu de 13,3% para 7%, e a alíquota para o leite, que era de 4,14%, foi zerada.

Leia também:

Doria reduz ICMS da carne e zera imposto do leite em São Paulo
Por que o Brasil dobrou a importação de lácteos da Argentina?
Como o mercado de grãos impacta o preço dos laticínios?

Custos de produção do leite

Ração animal pressiona custos de produção para pecuaristas. (Fonte: Shutterstock/Travel_Master/Reprodução)
Ração animal pressiona custos de produção para pecuaristas. (Fonte: Shutterstock/Travel_Master/Reprodução)

O Cepea calcula que o Custo Operacional Efetivo (COE) da pecuária leiteira, que representa os desembolsos do produtor, aumentou 1,98% em fevereiro na “média Brasil”. O índice considera os gastos para a produção na Bahia, em Goiás, em Minas Gerais, no Paraná, no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e em São Paulo. A valorização desacelerou, no entanto, quando comparada a janeiro, quando o COE subiu 3,29%.

A alta do farelo da soja e do milho impulsionou a elevação dos gastos para o pecuarista. Considerando a “média Brasil”, os custos com o alimento concentrado subiram 6,23% no primeiro bimestre, segundo dados do Projeto Campo Futuro. No mesmo período, houve retração de 4,3% na receita para os produtores.

Além disso, os principais insumos que provocaram aumento de gastos na produção foram adubos e corretivos. Em fevereiro, os preços dos dois produtos subiram 6,02%, influenciados pela desvalorização do real frente ao dólar e pela elevação do valor do frete.

Perspectivas para os próximos meses

Preço do leite pago ao produtor deve subir ao longo do ano por causa da redução de oferta. (Fonte: Shutterstock/Rattiya Thongdumhyu/Reprodução)
Preço do leite pago ao produtor deve subir ao longo do ano por causa da redução de oferta. (Fonte: Shutterstock/Rattiya Thongdumhyu/Reprodução)

No primeiro trimestre do ano, o enfraquecimento da demanda por lácteos provocou recuo do preço do leite nas negociações de derivados junto às indústrias de laticínios. Para o Cepea, as principais razões para a queda no consumo foram a diminuição do poder de compra do brasileiro, o fim do recebimento do Auxílio Emergencial por muitas famílias, a elevação do desemprego e o agravamento dos casos de covid-19.

Nos próximos meses, os altos custos de produção podem dificultar o manejo de ração e provocar o aumento dos abates devido aos preços atrativos do mercado de carne bovina. Com isso, a oferta de leite deve continuar baixa, favorecendo a competição, o que pode pressionar os valores pagos aos produtores.

Não perca nem um fato que acontece no agronegócio. Inscreva-se em nossa newsletter.

Fonte: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). 

Este conteúdo foi útil para você?

146091cookie-checkLeite: preço cai 10% no primeiro trimestre de 2021 e preocupa setor