Conheça o evento

Transformação digital no campo: por que investir?

Elevar a produtividade e melhorar a gestão agrícola são alguns dos benefícios que a transformação digital pode oferecer

Transformação digital no campo: por que investir?
01/06/2020 • 3 min. de leitura

A transformação digital já atingiu e impactou positivamente diversos setores da economia a nível mundial. Nos últimos anos, o agronegócio tem corrido atrás de se atualizar e começar a aproveitar todos os benefícios que a tecnologia tem a oferecer para o campo.

As instituições públicas e governamentais também têm estimulado a inovação do agronegócio. A Embrapa, por exemplo, tem como principal objetivo direcionar soluções tecnológicas e eficientes para recuperação de áreas degradadas e elevação da produtividade nas lavouras do país, de acordo com a instituição.

Além disso, empresas privadas e startups do ramo da tecnologia também têm trabalhado no aperfeiçoamento de sistemas, dispositivos e softwares integrados de gestão para agro. Tudo isso, a fim de que os produtores possam otimizar seus processos agrícolas, reduzir seus custos de produção e alcançar produtividades elevadas.

Benefícios da transformação digital ao longo da cadeia produtiva

(Fonte: Shutterstock)

Um dos motivos que justificam ainda mais o uso das tecnologias digitais no agronegócio é que as soluções podem ser aplicadas em praticamente todas as etapas envolvidas direta ou indiretamente na cadeia produtiva rural. Com processos mais ágeis e econômicos, fornecedores e fabricantes de insumos, bem como de matéria-prima, conseguem preços mais competitivos de mercado.

Já nas etapas "dentro da porteira", o monitoramento climático e as análises tanto sensoriais como químicas do solo ajudam os produtores a decidir qual cultivar escolher, buscando aproveitar ao máximo e de maneira sustentável os recursos naturais disponíveis na área. O mapeamento tecnológico da propriedade, do plantio a colheita, também permite aos produtores acompanharem de perto a saúde nutricional das plantas e a presença de pragas na lavoura.

Todas essas informações reunidas em um sistema integrado de gestão – que pode ser acessado de um celular ou tablet – facilitam as ações no momento certo e da forma correta, favorecendo a produtividade, o equilíbrio natural, a otimização dos manejos, a redução dos custos e a condução sustentável da fazenda. O fácil acesso aos dados e o uso preditivo das informações estão entre os maiores benefícios da transformação digital no campo.

Além disso, todas essas boas práticas promovem a agregação de valor ao produto, criando um cenário favorável de maior rentabilidade final ao produtor rural.

Investir na agricultura digital pode ser a melhor saída para enfrentar os efeitos da pandemia

(Fonte: Shutterstock)

Algumas empresas do ramo tecnológico têm-se destacado na oferta de soluções práticas e eficientes para que o campo possa enfrentar e se recuperar rapidamente dos impactos do novo coronavírus no agronegócio. A startup Docket, por exemplo, oferece recursos como a busca e a gestão de documentos, ajudando as empresas a reduzir a burocracia e a tornar os processos mais eficientes, diminuindo em até 80% o tempo para a obtenção desses documentos.

Outra startup que pode beneficiar os produtores rurais é a Elevor, especializada no desenvolvimento de softwares de gestão que facilitam a visualização ampla do negócio, ajudando na tomada de decisão. Por meio do programa ERP 360 AGRO, os produtores conseguem controlar o fluxo de caixa, os estoques, o armazenamento de grãos e agroquímicos, as equipes de vendas e os relatórios gerenciais.

Já para aquecer e estimular o surgimento de agtechs e outras inovações para o agronegócio, o novo centro de inovação da Orchestra Innovation Center conta com programas de aceleração para startups.

Todas as iniciativas privadas e medidas públicas de pesquisa, investimento e aplicação do agro 4.0 elevam as perspectivas para as próximas safras, mesmo em meio aos efeitos negativos do novo coronavírus.

Quer ficar por dentro das novidades do agro? O Summit Agronegócio reúne especialistas e autoridades para discutir os temas mais relevantes do setor, acompanhe. Para saber mais, é só clicar aqui!

Fonte: Tiinside.