Como a tecnologia ajuda o produtor rural a economizar combustível

23 de maio de 2022 4 mins. de leitura
O aumento do preço do combustível pode elevar o custo de produção na lavoura em até 93%, segundo a CNA

O combustível é um dos principais fatores que estão contribuindo para a alta da inflação. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou em 11,3% em março, considerando a taxa acumulada nos últimos 12 meses. O resultado é a maior variação desde outubro de 2003, quando ficou em 13,98%.

Enquanto os preços do grupo de alimentos tiveram crescimento de 11,62% no período, os combustíveis ficaram 27,89% mais caros. O óleo diesel, principal insumo utilizado para movimentar máquinas agrícolas e caminhões que transportam a produção, teve aumento de 46,47%. E a tendência, com a valorização do petróleo, é de mais altas.

Isso gera um impacto direto no agronegócio. De acordo com a análise da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o combustível mais elevado pode deixar o custo de produção de cana-de-açúcar até 70% mais caro nesta temporada em comparação com a safra anterior. O impacto na lavoura de grãos poderá ser ainda maior, chegando a 93%.

Como economizar combustível com a tecnologia

Operações com máquinas agrícolas podem representar até 40% do custo da lavoura. (Fonte: Shutterstock)
Operações com máquinas agrícolas podem representar até 40% do custo da lavoura. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

O produtor rural pode não ter o controle do consumo de diesel da porteira para fora até o destino, seja o mercado doméstico, seja nos embarques internacionais. No entanto, dentro da propriedade, o uso do combustível em tratores, cultivadoras, plantadeiras, pulverizadores e colheitadeiras deve ser acompanhado de perto.

Nesse sentido, o avanço tecnológico é um aliado fundamental para reduzir os custos nas lavouras. Tanto dispositivos internos das máquinas agrícolas, quanto aparelhos externos agregam informações essenciais para a tomada de decisão do gestor rural. Conheça a seguir as principais tecnologias usadas para economizar combustível.

Leia também:

Previsões para o preço do combustível em 2022

Produção de biodiesel deve sofrer encolhimento em 2022

Como escolher a tecnologia ideal para usar no agronegócio?

Melhoria da potência

A melhoria da eficiência dos motores a combustão proporciona aumento de potência e reduz o consumo de diesel. A tecnologia intercooler promove o resfriamento do ar que entra na câmara de explosão; como o mais frio é mais denso, quando se expande proporciona maior força para o pistão. Além disso, o dispositivo melhora a vida útil da máquina.

O aparelho foi inventado para reduzir o nível de poluentes nos motores a diesel e é comum em caminhões. Atualmente, muitas máquinas agrícolas já saem de fábrica com o equipamento instalado; contudo, como a vida útil da frota rural costuma ser maior que uma década, muitas propriedades ainda não contam com o instrumento.

Gestão de frota

Não é novidade que a manutenção periódica é importante para garantir a produtividade e a eficiência das máquinas agrícolas, proporcionando o consumo de combustível em níveis satisfatórios e evitando grandes prejuízos. As plataformas digitais de gestão ainda facilitam o trabalho do produtor rural para o acompanhamento da frota.

A tecnologia permite o gerenciamento completo das máquinas agrícolas, prevê a necessidade de manutenção, auxilia no cálculo dos gastos de cada equipamento e informa qual é o momento certo para atualizar a frota. Tudo isso para garantir que os custos de operação sejam os menores possíveis.

Telemetria

(Fonte: Shutterstock)
Até mesmo fora do planeta, a tecnologia pode ajudar o produtor rural. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Os sistemas de rastreamento via satélite e outros dispositivos presentes na propriedade rural permitem o acompanhamento de uma série de fatores relacionadas à produtividade da lavoura, como adubação, pragas e clima. A tecnologia também oferece a operação remota de máquinas agrícolas com informações em tempo real das atividades.

Ao permitir que o produtor rural conheça uma ampla gama de detalhes da propriedade, o uso de dados possibilita uma previsibilidade maior para evitar desperdícios, como adubar ou pulverizar uma área sem necessidade ou aplicar insumos com as condições climáticas desfavoráveis. Dessa maneira, não somente o combustível é economizado, mas também outros materiais.

Quer saber mais? Conheça a opinião de nossos parceiros especialistas sobre os principais temas do agronegócio.

Fonte: Agência Brasil, Revista Cultivar, Sofit, Portal do Agronegócio

Este conteúdo foi útil para você?

183450cookie-checkComo a tecnologia ajuda o produtor rural a economizar combustível

Canal Agro