Quarentena: ovos de galinha apresentam alta demanda

27 de abril de 2020 3 mins. de leitura
Período de isolamento é um dos fatores responsáveis por aumentar a busca pelo produto

Em meio às medidas de isolamento social adotadas pelo Governo Federal para conter os avanços do surto do novo coronavírus em território brasileiro, o comércio de ovos de galinha apresentou uma alta demanda no início de 2020.

De acordo com o Centro Especializado de Pesquisa em Economia Aplicada (Cepea), da Universidade de São Paulo (USP), o crescimento da demanda de produção de ovos é um movimento comum perto da época de quaresma.

Entretanto, a Mantiqueira, maior granja da América Latina, anunciou que a busca pelos ovos de galinha aumentou 30% nos primeiros dias de março. Esse crescimento em curto prazo fez com que a produção alcançasse as mesmas marcas do período pré-natalino — época em que o produto registra a maior demanda do ano.

Podendo ser consumido em até 90 dias, o que o torna um produto muito prático para o período de quarentena, o ovo é um alimento de grande versatilidade e que compõe diversas refeições brasileiras. Rico em proteínas, vitaminas e sais minerais, ele é uma parte essencial na alimentação de crianças em fase de crescimento e também auxilia na função mental de idosos com deficiência de acetilcolina.

Mudanças no mercado

(Fonte: Pixabay)
(Fonte: Pixabay)

Além das implicações geradas pelo período religioso da quaresma e as medidas de isolamento social da quarentena, outro fator pode estar gerando um aumento na demanda de ovos nas mesas brasileiras: o alto preço da carne.

Em 2019, a carne teve alta histórica no mercado nacional, comportamento que deve permanecer neste ano, de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O crescimento na procura de ovos de galinha no Brasil é um movimento que vem ocorrendo desde 2019. De acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o consumo do produto teve uma alta de 11% naquele ano. Em comparação com a média de 192 unidades por habitante de 2018, os brasileiros passaram a consumir 20 ovos a mais anualmente.

Combate ao novo coronavírus

(Fonte: Pixabay)
(Fonte: Pixabay)

Com alta demanda e dentro do grupo de setores considerados pelo Governo como essenciais, as empresas de ovo tiveram que se adaptar a rotinas de contenção da covid-19.

O grupo Mantiqueira, por exemplo, anunciou a criação de um Comitê de Contingência do Coronavírus, responsável por monitorar as notícias sobre a disseminação do vírus. Além disso, a empresa decretou a suspensão, por tempo indeterminado, de viagens e deslocamentos de colaboradores de uma granja para outras sedes; rotinas intensificadas de higiene; e home office quando possível.

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Fonte: Embrapa e Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada – Esalq/USP (CEPEA).

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