Conheça o mais relevante evento sobre agronegócio do País
O Brasil é atualmente o maior produtor mundial de cana-de-açúcar, tendo grande influência no mercado dessa commodity e de seus subprodutos, como o açúcar e o etanol. As lavouras nacionais são responsáveis por cerca de 40% de toda a produção mundial de cana.
São Paulo é o grande líder entre os estados produtores, representando sozinho mais de 100 unidades de processamento. Diante da força do País nesse setor, o acompanhamento e o monitoramento das safras é essencial para o direcionamento de ações e tendências dentro desse mercado.
Buscando melhorar a comunicação no segmento, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) adicionou em seu site oficial uma ferramenta que será de grande utilidade para o acompanhamento da safra brasileira de cana-de-açúcar.
O recurso disponibilizado consiste em um mapa completo, com a geolocalização de todas as usinas ativas atualmente no Brasil.
Leia também:
Quais são as inovações no setor de finanças do agronegócio?
Soja vira aliada na renovação de canaviais
O que esperar do mercado de cana-de-açúcar em 2021
Mapa das usinas ativas de cana-de-açúcar no Brasil
Por meio do site oficial da Conab, na seção de cana-de-açúcar, os produtores e os profissionais da área já conseguem acompanhar dados importantes sobre a safra no País.
O portal informa que esse monitoramento é feito e divulgado “com o propósito fundamental de abastecer com informações e conhecimentos relevantes que auxiliem o governo federal a gerir as políticas públicas voltadas para o setor e apoiem a tomada de decisão dos agentes do mercado, tendo em vista sua importância estratégica e econômica para o Brasil”.
Os resultados são divulgados em quatro boletins anuais e também é possível conferir estudos sobre o Perfil do Setor do Açúcar e do Etanol no Brasil. Eles reúnem informações sobre o setor e tratam de aspectos ligados à fase industrial, agrícola e do sistema de produção.
A grande novidade é que agora, por meio desse portal, também será possível acessar um mapa com a geolocalização de todas as usinas de cana-de-açúcar ativas no Brasil. Para isso, basta acessar o Portal de Informações Agropecuárias da Companhia, no item Produção Agrícola/Mapeamentos-Visualizações.
Os interessados poderão realizar o download ou apenas visualizar as informações. Para Downloads/Mapeamentos, basta baixar os dados no formato vetorial.
Primeira estimativa sobre a safra 21/22 de cana-de-açúcar divulgada pela Conab
De acordo com análises e pesquisas feitas pela Conab, o setor de cana-de-açúcar deve enfrentar perdas no volume de colheita em comparação à safra anterior.
A primeira estimativa para a safra 2021/22 foi divulgada no dia 18 de maio de 2021 pela organização. O estudo prevê que o País deve produzir cerca de 628,1 milhões de toneladas de cana.
Esse volume é 4% menor do que o registrado na safra de 2020/21. Ao analisar os motivos dessa queda, os especialistas da Conab a associam com a redução de cerca de 3% da área de colheita na Região Sudeste, a principal produtora do País.
Atualmente, o Sudeste responde por 5,2 milhões de hectares de cana-de-açúcar, mas registra uma redução de cerca de 6,2% na produção, que está estimada em 402,2 milhões de toneladas.
Não perca nem um fato que acontece no agronegócio. Inscreva-se em nossa newsletter.
Fonte: Dinheiro Rural, Conab.