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Exportação de frutas brasileiras é destaque em 2021

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O Brasil alcançou a marca histórica de exportação de frutas. Foi 1,24 milhão de tonelada de frutas enviadas a outros países, o que corresponde a um faturamento de US$ 1 bilhão.

Em relação ao ano anterior, as vendas tiveram um aumento de 18% no volume dos produtos comercializados e 20% de aumento no faturamento. O local que mais recebe as frutas brasileiras é a Europa, destino de 70% das embarcações carregadas com esses alimentos.

Europa é o destino de 70% das exportações de frutas brasileiras. (Fonte: Pexels/Reprodução)

A Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) aponta diversos fatores para esse crescimento, entre eles a valorização do dólar, o clima e um aumento do consumo no último ano.

O clima possibilitou safras de alta qualidade, com uma boa produtividade de frutas exportadas em grande quantidade.

O presidente da Abrafrutas, Guilherme Coelho, afirma que o consumidor reconhece as frutas brasileiras pela alta qualidade e sabor acentuado. Ainda, ele ressalta que o setor tem se organizado melhor e isso pode ter contribuído com o crescimento.

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Frutas mais exportadas

A campeã de exportação em 2021 foi a manga, com mais de 270 mil toneladas exportadas. Houve um crescimento de 12% comparado a 2020.

A maçã também teve um grande crescimento quanto ao volume exportado, que foi de 58% em relação ao ano anterior — um aumento de 79% do faturamento.

Exportação da maçã foi destaque em 2021. (Fonte: Pexels/Reprodução)

Além disso, a uva obteve bons números no ano de 2021. Foram contabilizados aumentos de 55% e 43% em relação ao volume e ao faturamento, respectivamente.

Ainda houve aumento importante na comercialização de limão, mamão e melão.

As frutas exportadas pelo Brasil têm diversas certificações internacionais, como o Tesco Nurture, BSCI, Global Gap e Fair Trade. O setor emprega mais de 5,5 milhões de brasileiros, sendo o setor do agronegócio que mais emprega no País.

O consumo de frutas na pandemia de covid 19

A busca por uma alimentação saudável esteve em pauta durante a pandemia causada pelo coronavírus, desde 2020. De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP) o consumo de frutas e verduras aumentou 10% no período.

A população está mais interessada em se manter saudável. Segundo o Google Trends Brasil, a busca pelo termo “como aumentar sua imunidade” cresceu 136% entre fevereiro e maio de 2020. Os alimentos in natura têm componentes responsáveis pelo bom funcionamento do organismo humano. Seu consumo, aliado à prática de atividade física, é benéfico e tem efeitos sobre a imunidade. Frutas frescas contêm propriedades protetoras, anti-inflamatórias e antioxidantes.

Além disso, a necessidade de estar em isolamento modificou os hábitos de consumo das pessoas. Um estudo publicado na revista científica Nutrients, mostrou que apenas 25,5% dos adolescentes consumiam uma fruta por dia antes da pandemia, esse número passou para 33,2% durante o período de confinamento.

Oportunidades para o setor em 2022

O estudo de mercado realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) apontou a oportunidade de um crescimento ainda maior nas exportações de frutas no ano de 2022.

O alvo é o Reino Unido que passará a implementar uma barreira sanitária aos produtos da União Europeia. Com a mudança de hábitos dos britânicos, que buscam uma alimentação mais saudável, o mercado se torna promissor para o Brasil.

A Apex-Brasil aponta como uma grande oportunidade para o aumento da exportação de frutas exóticas e superalimentos.

Ainda, a Abrafrutas afirma trabalhar constantemente visando a ampliação do setor, investindo em parcerias e abertura de novos mercados. A nova conquista no início de 2022 foi a do mercado chileno para exportação de limão. O país importou 5 milhões de dólares em 2021, o Brasil espera suprir pelo menos 50% dessa demanda nos próximos anos.

Fonte: ANBA, Apex Brasil, Abra Frutas, SNA, CNDL, UNASUS.

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