JBS aumenta participação no segmento de produtos plant-based - Summit Agro

JBS aumenta participação no segmento de produtos plant-based

27 de junho de 2023 4 mins. de leitura

Gigante na produção de carnes, JBS também investe no mercado em crescimento de produtos plant-based 

Publicidade

Inscreva-se gratuitamente e participe do maior evento de agronegócio do Brasil, que acontecerá em 26 de outubro.

A JBS é uma das líderes na produção mundial de carnes, e agora também quer liderar uma nova parcela de mercado que está em pleno crescimento: os produtos plant-based. A Incrível!, empresa de produtos plant-based da JBS, começou como uma extensão da Seara, mas hoje é uma companhia independente que vem crescendo e apresentou novos produtos para se manter na liderança do setor.

Produtos plant-based são aqueles que não utilizam matéria-prima de origem animal, recorrendo aos vegetais para recriar o sabor e textura das proteínas animais. Entre os produtos mais conhecidos estão hambúrgueres, salsichas e linguiças. 

O termo não deve ser confundido com a dieta plant-based, que se refere a pessoas que não consomem nenhum alimento de origem animal. Entre 2020 e 2022, o mercado plant-based no Brasil cresceu 54% e, além disso, aumentou em 33% a representatividade no mercado de alimentos congelados.

Esse crescimento é espelhado pela Incrível!. A companhia cresceu 100% nos últimos dois anos, e resolveu alterar receitas e aumentar o portfólio para continuar em alta. Desde 2022, a empresa apresentou 6 novos produtos para o varejo e outros 6 itens para food service. Ao todo, a Incrível! já oferece 20 itens plant-based de varejo aos consumidores.

Leia também:

Lasanha bolonhesa plant-based da Incrível!. (Fonte: Incrível!/Reprodução)

A empresa vem apostando em qualidade para manter a liderança no setor, com receitas reformuladas para diminuir o número de conservantes nos produtos. Além disso, a Incrível! demonstra preocupações ambientais, deixando de utilizar soja transgênica e produtos provenientes de áreas desmatadas.

Uma das estratégias para continuar o crescimento é se diferenciar no mercado de congelados, apresentando outros produtos além de hambúrgueres. A novidade agora é a introdução de pratos prontos no cardápio, com o lançamento de seis opções como penne bolonhesa, filé de frango e de peixe empanados, entre outros.

Outra estratégia de atuação da Incrível! é a venda direta para cadeias de food service, bares, restaurantes e hotéis. A empresa cresceu 215% nesse segmento entre 2021 e 2022. O fechamento de acordos com grandes redes de fast food de atuação nacional foram destaques nas vendas, estão entre os produtos que chegaram ao mercado desde setembro de 2022:

  • um hambúrguer vegetal para o Bob’s, que pode substituir o tradicional em qualquer linha clássica da marca;
  • o Sub Teriyaki Veg, versão vegetal do sanduíche de frango da marca Subway;
  • costelinha vegetal para os restaurantes Outback;
  • hambúrguer e kibe vegetal para o Habib’s.

Mercado mundial de produtos plant-based

De acordo com uma pesquisa da Bloomberg Intelligence, tudo aponta para o crescimento do mercado mundial de produtos plant-based. O segmento movimentou aproximadamente US$ 29,4 bilhões em 2020, e as estimativas são de que o valor alcance US$ 162 bilhões em 2030.

O maior mercado é o dos Estados Unidos, onde os produtos são consumidos em pelo menos 20% dos lares, e movimenta um montante de US$ 1,2 bilhão anualmente, seguido da Alemanha, da França e do Reino Unido.

Há uma grande expectativa de que o mercado asiático também impulsione o setor de produtos plant-based. Ainda segundo pesquisa da Bloomberg Intelligence, estima-se que os países do continente podem movimentar US$ 4,6 bilhões em 2030.

Na América Latina, o Brasil é o líder do segmento seguido de México, Chile e Argentina. O aumento do preço de carnes nos últimos anos e pesquisas que demonstram que grande parte dos brasileiros estão dispostos a experimentar proteínas alternativas reforçam o poder de crescimento do setor.

Fontes: Incrível!, JBS, Bloomberg

Webstories