Ao priorizar o meio ambiente, a agropecuária pode fornecer não somente benefícios para o planeta, mas também aumentar a produtividade
Publicidade
A Secretaria de Agricultura e Abastecimento anunciou uma série de medidas para 2020 que destacam a importância da aplicação de boas práticas ambientais no mercado de produção agropecuária. O trabalho realizado pelo órgão do Governo Federal vai de encontro às crescentes demandas por medidas sustentáveis no agronegócio.
A aplicação de modelos sustentáveis pode gerar inúmeros benefícios para a cadeia de produção agropecuária. O conceito gira em torno de conservar ou restaurar a saúde dos solos, reduzir gastos e implantar ações biodegradáveis que gerem recompensas financeiras para seus adeptos.
O poder público tem incentivado o desenvolvimento sustentável por meio de ações como o prêmio Cidadania no Campo – Município Agro. Durante o evento, os municípios de São Paulo que tiverem sido mais “bioamigáveis” no decorrer do ano serão recompensados com uma premiação em dinheiro.
Com isso, as cidades são estimuladas a adotar práticas que regulem os gastos hídricos, cuidem da saúde dos solos e diminuam a quantidade de resíduos poluentes ao meio ambiente. Para 2020, foi confirmada a participação de 220 prefeituras e o interesse por 393.
Para se ter ideia do impacto que o agronegócio pode ter no meio ambiente, em maio, o diretor do Centro de Empreendedorismo da Amazônia e pesquisador associado da Universidade de Princeton, Beto Veríssimo, destacou em entrevista para a BBC que os agricultores podem ser peças-chave para a diminuição do desmatamento e a proteção da Amazônia.
A implementação de infraestruturas biodegradáveis auxilia no reaproveitamento dos recursos naturais de uma propriedade, o que, por consequência, diminui os gastos dos produtores rurais com insumos externos e eleva a produtividade nas fazendas.
Ao manejar o solo com biofertilizantes, o produtor obtém maior controle sobre os gastos hídricos, evita a erosão do terreno e cria um ambiente mais saudável para suas criações.
O agronegócio sustentável consiste no suporte à manutenção da biodiversidade local, a oferta de água de qualidade e a preservação da natureza. Em troca, é comum observar uma menor incidência nos números de pragas e doenças que acometem plantações e gado, assim como uma melhora no bem-estar animal e na produtividade da arroba durante o ano, no caso da pecuária.
Conheça o maior e mais relevante evento de agronegócio do Brasil
Fonte: Organics News, ASPIPP e BBC.