Muita gente não sabe, mas há como investir no agronegócio e começar a ganhar algum dinheiro mesmo sem nunca ter colocado os pés na terra!
O agronegócio é uma das grandes potências do País, sendo responsável por quase 30% do PIB brasileiro. Como é um setor em que gira muito dinheiro, pode ser uma boa opção para criar rendimentos. Veja algumas opções de investimento.
O caminho mais tradicional é adquirir ações de grandes empresas do agro na Bolsa de Valores. Contudo, para poder lucrar, é indicado estar familiarizado com a empresa em que se vai investir e em seu setor de atuação, para poder avaliar seu potencial de crescimento.
Fiagro é o Fundo de Investimento nas Cadeias Produtivas e Agroindustriais, criado em 2021 para democratizar os investimentos no agronegócio em diferentes formas. É um produto financeiramente acessível, e pode ser interessante para quem está começando a pensar em investimentos no agro.
LCA significa Letra de Crédito do Agronegócio. Trata-se de títulos que são emitidos por bancos públicos e privados que direcionam o capital para investimentos no agro. Uma característica desse método é que costuma haver carência mínima de 90 dias. Por isso, envolve um investimento a médio prazo para começar a lucrar.
CRA significa Certificado de Recebíveis Agrícolas, trata-se de um investimento em títulos que captam recursos que serão aplicados no agronegócio. São títulos de renda fixa, emitidos por empresas seguradoras e usados por cooperativas e produtores rurais.
Cédula do Produtor Rural (CPR) é um investimento de renda fixa em que se aposta na promessa da entrega futura de um produto agropecuário. Essas cédulas são emitidas por associações e cooperativas rurais. Uma vantagem da CPR é que ela é isenta de imposto de renda e de IOF.
Saiba mais dos investimentos no agronegócio brasileiro lendo o blog do Estadão Summit Agro.