Tecnologia de gestão em tempo real ajuda agronegócio a economizar

18 de julho de 2020 4 mins. de leitura
Dados transmitidos em tempo real subsidiam, de forma rápida, decisões importantes do agronegócio, ajudando a poupar recursos na propriedade rural
Quer impulsionar seus negócios? Se inscreva no Summit Agronegócio, evento que reúne os maiores especialistas em agro do País. *** As informações sempre foram essenciais para o planejamento e a execução das atividades do agronegócio. No entanto, a colheita de dados no campo pode ser um trabalho demorado e, algumas vezes, impreciso. Dessa forma, nem sempre o gestor tem acesso a informações no tempo necessário ou da forma adequada para tomar decisões importantes. Essas dificuldades podem ser superadas com a implantação da gestão em tempo real, que propicia atualização constante de informações da propriedade, o que ajuda a dar uma visão global do sistema de negócio. Com o software, o gestor pode tomar decisões estratégicas mais ágeis e seguras, além de economizar recursos e tempo dos trabalhadores do campo. Esse tipo de gestão pode ser classificado como uma estratégia de comunicação, motivação e gerenciamento de equipes. A divulgação de informações do negócio, de forma simples e com fácil assimilação, também contribui para aumentar o envolvimento dos colaboradores, resultando em maior satisfação no trabalho e crescimento da produtividade.

Como funciona a gestão em tempo real no agronegócio

homem olhando para o campo
Coleta informatizada acelera a produção de dados, mas maioria das propriedades brasileiras utiliza métodos lentos para registrar informações. (Fonte: Shutterstock)
A gestão em tempo real na propriedade rural é realizada por softwares hospedados de gestão empresarial, geralmente em nuvem, o que permite o acesso por diversas pessoas à mesma informação em lugares diferentes por meio de uma conexão com a internet. Qualquer operação que ocorra na propriedade pode ser registrada, e todos os dados relacionados são atualizados de forma instantânea e automática, sem interferência humana por meio de dispositivos como sensores e GPS. O sistema pode fornecer informações, como indicadores de pH do solo, incidência de pragas e localização de máquinas agrícolas. Com esses dados, o gestor pode monitorar as atividades e gerenciar a realização de atividades de forma eficiente, mesmo quando estiver fora da propriedade.

Exemplo de gestão em tempo real

relação tempo e dinheiro
Gestão em tempo real permite tomar decisões mais rápidas e economizar recursos. (Fonte: Shutterstock)
A Fazenda Pamplona costumava gastar, todos os dias, quatro horas para coletar dados de 32 pluviômetros e três estações meteorológicas espalhadas pelos 16 mil hectares da propriedade em Cristalina (Goiás). A partir dessas informações, o gestor poderia começar o planejamento das atividades do dia. Com a implantação da gestão em tempo real, os conteúdos passaram a ser coletados de forma automática e transmitidos imediatamente para a sede da fazenda. Com isso, o plano diário, que costumava ficar pronto às 9h, passou a estar disponível às 6h30, o que pode representar uma economia preciosa de horas de máquinas no campo. Nessa propriedade, o sistema de gestão economizou R$ 4,7 milhões somente com a aplicação localizada e direcionada dos defensivos agrícolas. A economia é realizada a partir de um sistema de georreferenciamento de pragas e leitura de solo. Com a ferramenta, a empresa teve redução de 65% da aplicação localizada em lavouras de algodão e 83% na pós-colheita das áreas de soja Quer ficar por dentro das novidades tecnológicas no agronegócio? O Summit Agronegócio reúne especialistas e autoridades para discutir os temas mais relevantes do setor, como drones, GPS, uso de softwares e tecnologias para sustentabilidade. Faça parte da evolução do agro e participe do evento mais completo do setor. Para saber mais, é só clicar aqui! Fonte: Its Group.
Gostou? Compartilhe!