A empresa acompanha o uso de defensivos agrícolas para ajudar produtores rurais e o meio ambiente
Publicidade
Conheça o mais relevante evento sobre agronegócio do País
A tecnologia é uma grande aliada do agronegócio. O Painel Tech foi o espaço para falar dessa transformação digital no Summit Estadão Agro 2021, o maior e mais relevante evento do setor do agronegócio no Brasil.
No segundo e último dia de evento, foi apresentada a Perfect Flight, a maior plataforma do mundo de rastreabilidade e monitoramento de agroquímicos. Pedro Buonamici, head de Sustentabilidade na empresa, explicou como a organização tem contribuído para reforçar o papel do Brasil no cenário do agronegócio mundial.
A utilização de agrotóxicos, embora seja indispensável para a produção mundial de alimentos em larga escala, é muito questionada por diversos órgãos de saúde. O uso de defensivos químicos na agricultura está associado a problemas graves de saúde, como alterações cromossômicas, câncer de diversos tipos e doenças respiratórias.
Mesmo diante de uma situação tão delicada, o uso de agrotóxicos não é devidamente controlado, e diversos produtores não se preocupam com o uso correto dessas substâncias. Buonamici indicou que o mercado de defensivos agrícolas no Brasil movimenta cerca de US$ 10 bilhões por ano, mas de nada adianta ter o produto certo e não o aplicar da forma correta.
Foi nesse contexto que surgiu a Perfect Flight, cujo nome faz referência ao modo como os agrotóxicos são aplicados nos campos em voos rasantes de aeronaves de porte pequeno. Mas como a empresa solucionou o problema ambiental, de saúde e econômico em uma única ação?
O produto da Perfect Flight é um software oferecido como um serviço (SaaS) que monitora em tempo real e de forma precisa a aplicação dos defensivos agrícolas em plantações. Pelo aplicativo, o produtor rural pode acompanhar como está sendo a “produtividade” dos colaboradores responsáveis por esse trabalho, o que já trouxe diversos benefícios.
Além de melhorar a assertividade da aplicação de agrotóxicos, a Perfect Flight proporcionou economia de insumos (que antes estavam sendo desperdiçados) e até mesmo de combustível das aeronaves, que antes faziam voos que estavam longe da perfeição – daí o nome do produto, que ajuda a melhorar a eficiência da aplicação dos defensivos químicos.
Buonamici explicou que a vantagem de utilização do Perfect Flight não impacta somente o produtor rural, mas toda a sociedade. Afinal, estamos falando de produtos químicos que antes estavam sendo utilizados em excesso (ou subutilizados) e prejudicando a plantação e toda a cadeia natural que envolve a produção agrícola (fauna e flora).
Por isso, a missão da Perfect Flight é garantir que toda aplicação de agrotóxicos no planeta seja acompanhada de um software de monitoramento. O produto auxilia o produtor rural ao trazer economia e produtividade e resguarda o meio ambiente de receber um aditivo de que não precisa.
O head de Sustentabilidade da Perfect Flight, que também é ativista ambiental, acredita que essa mudança não vai acontecer de forma natural. A sociedade, o que inclui produtores rurais e consumidores dos insumos do campo, precisam cobrar empresas e autoridades no controle de uso dos agrotóxicos. De acordo com Buonamici, o Brasil tem atualmente 100 milhões de hectares que são bombardeados por defensivos químicos. A Perfect Flight monitora apenas uma parcela dessa área (18 milhões de hectares), o que mostra que há muito espaço para se crescer nesse sentido.
Por fim, o executivo da empresa comentou que a internacionalização da Perfect Flight mostra que esse é um problema global. Com a atuação nos Estados Unidos, a startup reforça a posição do agronegócio brasileiro como inovador e preocupado com a sustentabilidade.
—
O que você achou deste e dos outros painéis dos dois dias de Estadão Summit Agro 2021? Quais foram seus aprendizados ao longo das palestras? Quais são suas expectativas para o agronegócio brasileiro nos próximos anos?
Fonte: Estadão Summit Agronegócio 2021.