Painel Tech: casos de sucesso do agronegócio brasileiro

16 de novembro de 2021 4 mins. de leitura
No primeiro dia de Estadão Summit Agronegócio, foi apresentado como duas empresas estão ajudando a solucionar problemas do setor no País

Conheça o mais relevante evento sobre agronegócio do País

No último painel do primeiro dia do Estadão Summit Agro — o maior e mais relevante evento do setor no Brasil —, o tema central foi tecnologia. Foram apresentados dois cases de sucesso ligados ao agronegócio brasileiro, bem como diversos aprendizados que puderam ser extraídos dessas duas histórias.

O Estadão Summit Agronegócio é um evento totalmente online e gratuito que acontece nos dias 16 e 17 de novembro. O tema central é “O Brasil na COP-26”, tratando da competitividade e sustentabilidade da nação para alimentar o mundo. O chamado Painel Tech, que encerrou o primeiro dia de palestras, abordou sobre a perspectiva positiva para o setor diante dos desafios de um país de dimensões continentais.

O caso de sucesso da Agrofy

A Agrofy está ajudando a levar diversos negócios para o meio digital através de sua solução de lojas online. (Fonte: Estadão/Reprodução)
A Agrofy está ajudando a levar diversos negócios para o meio digital através de sua solução de lojas online. (Fonte: Estadão/Reprodução)

Na contramão do que muitos pensam, boa parte dos negócios realizados no campo tem a sua origem no meio online. O início de operações na internet representa 46% das vendas do setor, superando o índice americano que é de 31%. O dado, segundo Diego Arruda, Head Comercial Corporate da Agrofy Brasil, mostra como o País tem conseguido entender e valorizar as ferramentas digitais na condução do agronegócio.

A startup, que nasceu na Argentina em 1999, chegou ao Brasil 20 anos depois para expandir sua atuação — hoje ela está presente em oito países. A Agrofy é mais que apenas um marketplace do agronegócio, de acordo com Diego, o mérito da Agrofy e sua atuação no mercado brasileiro foi entender a realidade do agronegócio local e potencializar o alcance de diversas iniciativas de vendas por meio de ferramentas digitais. E a empresa fez isso para diversos outros setores, como automobilístico e financeiro.

A expectativa da empresa é continuar ajudando o agronegócio no Brasil por meio da expansão de plataformas digitais para fechamento de negócio.

O caso de sucesso da E-ctare

Os pequenos e médios produtores podem ter acesso ao crédito através de uma solução inteligente da startup E-ctare. (Fonte: Estadão/Reprodução)
Os pequenos e médios produtores podem ter acesso ao crédito através de uma solução inteligente da startup E-ctare. (Fonte: Estadão/Reprodução)

Com o desafio de focar os pequenos e médios produtores, a E-ctare é a outra empresa que apresenta um caso de sucesso para o Summit Estadão Agro. Marcell Salgado, CEO da empresa, conta como a organização ajuda a engajar esse público — que corresponde a uma grande parcela de participantes do agronegócio — a partir da oferta de crédito para os consumidores.

Por meio de recursos financeiros, a E-ctare permite que os produtores consigam transformar a sua operação e a sua realidade como participantes do agronegócio. Além da oferta de crédito, a empresa também dispõe de uma plataforma de comercialização e troca de insumos, sendo uma solução completa para os consumidores.

Marcell explica que a sua empresa propõe o engajamento por meio da oferta de crédito para produtos que antes poderiam ter dificuldade de entrar para parte de garantia. A produção de leite antecipada e as cabeças de gado, por exemplo, embora façam parte do patrimônio do pequeno produtor, não podiam ser usadas na negociação de crédito. Por meio da plataforma da E-ctare, isso não somente é possível, como acontece de forma intuitiva e justa para os dois lados.

A expectativa da empresa é ajudar ainda mais os pequenos e médios produtores a aumentarem a sua operação e crescer no agronegócio.

Se você tiver interesse em conferir esses casos de sucesso na íntegra, pode acessar o Estadão Summit Agro e acompanhar essa e outras palestras nesse evento gratuito e online. A programação acontece até o dia 17 de novembro, com temas relevantes para quem se interessa pelo agronegócio.

As inscrições ainda estão abertas e são gratuitas!

Participe do maior e melhor evento sobre agronegócio do País. O Summit Agro é online e gratuito. Inscreva-se aqui.

Fonte: Estadão Summit Agronegócio 2021.

Este conteúdo foi útil para você?

164530cookie-checkPainel Tech: casos de sucesso do agronegócio brasileiro

Canal Agro