Ícone do site Canal Agro Estadão

BioAS: conheça a nova tecnologia de análise biológica do solo

BioAS tecnologia de análise do solo

Quer impulsionar seus negócios? Se inscreva no Summit Agronegócio, evento que reúne os maiores especialistas em agro do País.

***

Os agricultores já estão acostumados à rotina de fazer análises físicas e químicas do solo, que são essenciais para realizar a adubação correta e ter uma boa produtividade na lavoura. A partir de agora, com uma nova tecnologia desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o BioAS, esse processo pode se tornar ainda mais preciso e eficiente por meio de uma análise biológica do solo.

Comparativo entre uma amostra de solo biologicamente comprometido (à esquerda) e outra saudável. (Fonte: Embrapa – Fundação MT /Reprodução)

Um exame de sangue do solo

Como explicam os pesquisadores da Embrapa, a nova tecnologia analisa a presença de duas enzimas, a betaglicosidase e arilsulfatase, que são importantes para a saúde do solo e para a produtividade da lavoura. Elas atuam, respectivamente, nos ciclos do carbono e do enxofre. Grandes quantidades delas são indicadoras de uma terra saudável, sustentável e que é manejada de acordo com as boas práticas — portanto, um solo mais produtivo.

Dessa maneira, as análises feitas pela tecnologia BioAS também ajudam a observar de forma mais rápida quaisquer mudanças, positivas ou negativas, que o manejo do solo possa causar em suas características biológicas. Segundo a Embrapa, essas análises são mais sensíveis do que os indicadores químicos e físicos, funcionando como se fossem “exames de sangue do solo”, permitindo observar problemas que, de outra forma, não seriam detectáveis.

Além disso, as análises biológicas permitem o diagnóstico do solo de forma mais profunda e assertiva. Muitas vezes, amostras de solo com características químicas e físicas semelhantes têm níveis de produtividade totalmente diferentes. Segundo a Embrapa, a tecnologia BioAS possibilita o entendimento melhor do porquê isso ocorre.

Como fazer análises pela tecnologia BioAS?

O novo sistema foi lançado no final de julho e já está disponível em uma rede de laboratórios credenciados. Até o momento da publicação desta reportagem, nove laboratórios, em cinco estados do Brasil — Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo e Paraná — haviam sido devidamente capacitados e credenciados pela Embrapa para fazer as análises pelo sistema BioAS. Qualquer laboratório, em todas as regiões do País, pode receber o treinamento e integrar a rede.

Amostras são analisadas por laboratórios credenciados pela Embrapa. (Fonte: Embrapa/Reprodução)

Fora essa especificidade em relação aos laboratórios, a análise biológica das enzimas é feita por processo muito semelhante ao das coletas de amostras já realizadas para as análises tradicionais. O solo é coletado na mesma época, após a colheita, e a maior diferença nos procedimentos é que as amostras são extraídas de uma camada entre 0 e 10 centímetros para o sistema BioAS.

Nos laboratórios, as análises são feitas de acordo com uma tabela de indicadores e parâmetros de referência atualizados periodicamente pela Embrapa, de acordo com os valores ideias para cada safra.

Por enquanto, o sistema BioAS foi disponibilizado para os produtores de grãos e fibras do Cerrado, mas a Embrapa tem planos de expandir a experiência para outras regiões e culturas, como a cana-de-açúcar, o café e as pastagens.

Quer saber mais sobre os sistemas que estão sendo lançados para ajudar a aumentar a produtividade das lavouras?  Se inscreva para o Summit Agro, evento que reúne os maiores especialistas em agronegócio do País.

Fonte: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Este conteúdo foi útil para você?

110420cookie-checkBioAS: conheça a nova tecnologia de análise biológica do solo
Sair da versão mobile