Sustentabilidade: isolamento reduz consumo de recursos naturais

5 de outubro de 2020 3 mins. de leitura
Levantamento mostra que a pandemia da covid-19 trouxe à tona questões fundamentais para a sustentabilidade

Quer impulsionar seus negócios? Se inscreva no Summit Agronegócio, evento que reúne os maiores especialistas em agro do País.

***

Números alarmantes confirmam: o mundo não se sustentará por muito tempo caso o consumo de recursos naturais siga no ritmo atual. No ano passado, o cálculo anual do órgão de pesquisa Global Footprint Network mostrou que Terra consumia, em um ano, 74% mais do que sua capacidade de se regenerar no período.

Ao levantar dados para o relatório deste ano, a organização notou que a pandemia de covid-19 tem colocado certo freio no consumo exacerbado de recursos naturais, ajudando a desacelerar o desequilíbrio ambiental.

Senhora segurando caixa plástica com morangos entre as plantações
Covid-19 trouxe à tona questões fundamentais de sustentabilidade. (Fonte: Shutterstock)

Segundo o levantamento Earth Overshoot Day 2020 (Dia de Sobrecarga da Terra, em tradução livre), o isolamento social imposto pela pandemia do coronavírus foi capaz de impulsionar uma redução de 9,3% em como a humanidade está consumindo os recursos da Terra neste ano.

Com a mudança no consumo, a data em que ocorreria o Earth Overshoot Day de 2020 foi prorrogada em três semanas, na maior mudança desde 1970, quando a Global Footprint começou a desenvolver o relatório anual.

Transformações na pandemia

Past Earth Overshoot Days chart
Em 2020, o Dia de Sobrecarga da Terra veio três semanas depois que no ano passado. (Fonte: Overshoot Day/Reprodução)

O estudo avaliou esse cenário para entender o que especificamente poderia ter reduzido o consumo de recursos do planeta. O instituto de pesquisa identificou alguns impactos relevantes, como grande queda nas emissões de dióxido de carbono, com redução de 14,5% em comparação ao mesmo período de 2019.

Segundo a Global Footprint Network, muitas lições podem ser tiradas desse momento. Uma delas é que governos são capazes de agir rapidamente, tanto em termos de regulamentação quanto de despesa, quando se coloca a vida humana acima de todo o resto. Mesmo assim, tal redução ainda não é suficiente para salvar o planeta do consumo exacerbado. Dados apontam que se o padrão de consumo atual seguisse como está precisaríamos de 1,6 planeta Terra para um equilíbrio relativamente pleno.

Dia de sobrecarga da Terra

Os cientistas do Global Footprint Network calculam o número de dias em que a quantidade de recursos ecológicos que pode ser gerada em um ano é suficiente para atender à demanda da humanidade. Todos os outros dias correspondem a uma espécie de overshoot global; é como se o mundo não tivesse mais como se manter e permanecesse meio ano vivendo em saldo negativo.

Interessado em como melhorar o consumo dos recursos naturais do planeta? Inscreva-se no Summit Agro, evento que reúne os maiores especialistas em agronegócio e sustentabilidade.

Fonte: Overshoot Day.

Gostou? Compartilhe!