Ureia: fertilizante popular é aliado do produtor

2 de fevereiro de 2022 4 mins. de leitura
De baixo custo e fácil aplicação, o fertilizante promove o fortalecimento das estruturas da planta

Conheça o mais relevante evento sobre agronegócio do País

A adubação é uma etapa essencial da agricultura. Esse processo visa aumentar a disponibilidade de nutrientes e favorece o crescimento adequado da plantação. A prática pode aumentar a produtividade do campo e, consequentemente, melhorar a lucratividade adquirida com os gêneros alimentícios.

Existem vários tipos de fertilizantes disponíveis no mercado. A legislação brasileira os classifica em três categorias: os fertilizantes minerais ou sintéticos; os fertilizantes orgânicos; e os fertilizantes organominerais.

O que é ureia agrícola?

A ureia agrícola é um adubo essencial para o bom desenvolvimento das plantas. Geralmente em formato de grânulos sólidos, este composto contém de 20% a 40% de nitrogênio em sua composição, sendo o fertilizante mais concentrado quando se trata dessa substância.

A ureia fertilizante é rica em nitrogênio. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)
A ureia fertilizante é rica em nitrogênio. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

O nitrogênio é importante, pois participa de diversos processos metabólicos no vegetal. No interior da planta ele é convertido em aminoácidos, auxiliando na formação de sua estrutura. Além disso, ele faz parte do arcabouço de diversas vitaminas.

A utilização da ureia se torna vantajosa para o produtor porque tem baixos custos de fabricação, transporte, armazenamento e aplicação. Além disso, o fertilizante é altamente solúvel e pode ser misturado a outras fontes.

Como a ureia agrícola age na plantação?

Na plantação, a ureia fornece nitrogênio assimilável. Caso exista deficiência desse componente, o cultivo dará alguns sinais como o amarelamento das folhas, a diminuição do crescimento de raízes e a diminuição do crescimento da parte aérea.

A aplicação da ureia recupera a vitalidade da plantação, fazendo com que o desenvolvimento se torne adequado em todos os componentes do vegetal cultivado.

Durante a aplicação do produto é importante ficar atento a perdas provocadas por lixiviação, que é o carregamento do composto por enxurradas, e por volatilização. Para evitar isso, recomenda-se que seja realizada a incorporação da ureia no solo, a uma profundidade aproximada de 3 a 5 centímetros.

Nova tecnologia aplicada à fertilização

Também para reduzir as perdas provocadas pela volatilização e pela lixiviação, a Embrapa Solos desenvolveu uma nova forma de incorporação de nitrogênio aos grânulos. A nova técnica consiste em incorporar o nitrogênio no interior do grânulo, e não ao redor, como era feito anteriormente.

O chefe-geral da Embrapa Solos, José Carlos Polidoro, afirma que mais de 40% do fertilizante é perdido durante a aplicação no cultivo. E com a incorporação do composto a eficiência do adubo será aumentada.

Cuidados ao realizar a aplicação da ureia

Por ser um composto concentrado, são necessários alguns cuidados para aplicar a ureia sem causar danos à saúde.

As recomendações são:

  • evitar o contato com olhos e pele;
  • utilizar equipamentos de proteção (luvas, máscara e óculos);
  • não fumar ou se alimentar durante a aplicação;
  • não aspirar a poeira proveniente do fertilizante;
  • aplicar o produto em locais com ventilação.

Caso haja contato com os olhos, vias aéreas ou pele, alguns efeitos adversos podem ser notados, como irritação das vias aéreas, dermatite, irritação ocular ou irritação da pele.

Para garantir a segurança, siga as normas de aplicação indicadas em cada produto. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)
Para garantir a segurança, siga as normas de aplicação indicadas em cada produto. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Após o uso, o material deve ser guardado em local seco e com baixa temperatura.

A escolha pelo fertilizante

Após essas informações, pode-se levar em conta as vantagens da aplicação e os cuidados necessários para evitar efeitos adversos à saúde. O uso de adubos pode ser essencial para a manutenção do plantio e seu uso consciente pode ser benéfico para o sucesso agrícola.

Fonte: Embrapa, plantei, Agro Geo Ambiental, Unesp, Agropos.

Este conteúdo foi útil para você?

170870cookie-checkUreia: fertilizante popular é aliado do produtor

Canal Agro