Quem não vive o dia a dia do agronegócio pode não imaginar o tamanho do escopo do trabalho dos médicos-veterinários. Enquanto nas grandes cidades eles são conhecidos pela atuação com animais domésticos, nas fazendas as atividades são bem mais abrangentes, e esse profissional é fundamental para diversas etapas dos processos produtivos do agronegócio.
Nas cidades, os médicos-veterinários podem atuar em clínicas e hospitais veterinários, atendendo uma grande gama de animais de estimação como cães, gatos, aves, répteis, entre outros. Seu dia a dia nesses estabelecimentos envolve a realização de consultas de rotina, exames de diagnóstico, adequação de dietas e até cirurgias e tratamentos especializados.
No campo, essas atividades são essenciais para diversas linhas produtivas. Além da atuação direta com animais, os médicos-veterinários também estão inseridos na produção de alimentos de origem animal, na saúde pública, na indústria de rações, na produção e na aplicação de medicamentos e muito mais. Os profissionais podem atuar em fazendas, granjas, frigoríficos e até em laboratórios e empresas de consultoria.
Áreas de atuação do médico-veterinário no agronegócio
A escolha pelo curso de Medicina Veterinária na faculdade abre caminho para uma grande gama de áreas de atuação, portanto, são as especializações que vão direcionar a carreira do profissional de forma mais específica.
Saúde animal
No agronegócio, a preocupação com a saúde animal é grande. Veterinários especializados em animais de grande porte vão realizar as mesmas atividades citadas acima, mas em uma área bem diferente das cidades. Com a grande concentração dos animais em espaços relativamente pequenos, os profissionais precisam redobrar a atenção para sinais de doenças transmissíveis.
Nesse sentido, médicos-veterinários podem atuar com inspeções sanitárias, diagnósticos e tratamentos de doenças, implementação de programas de prevenção de doenças e epidemias, além de monitorar e planejar a dieta dos animais.
Nutrição animal
A dieta animal é crucial para garantir a saúde dos rebanhos. Profissionais de Medicina Veterinária podem atuar em conjunto com zootecnistas para definir dietas ideais, priorizando a qualidade e otimização dos gastos na produção. Além disso, atuam na inspeção da qualidade dos alimentos e da água ingerida pelos animais.
Manejo e bem-estar animal
Garantir a saúde animal é garantir o desenvolvimento correto dos rebanhos em todas as fases da vida. Médicos-veterinários podem atuar no planejamento das melhores práticas rurais e na otimização de processos em fazendas e pastos. Por exemplo, podem estar inseridos no manejo de pastagens, no controle de parasitas comuns para as espécies em questão, na implementação de técnicas que reduzam o estresse animal, entre outras atividades.
Gestão de produção e tecnologia
Médicos-veterinários podem ter uma atuação mais próxima aos processos produtivos em fazendas e indústrias do agronegócio, seja no planejamento e otimização dessas etapas, seja no controle de custos e até na gestão da qualidade dos produtos finais. Os profissionais podem supervisionar novas tecnologias produtivas e seus impactos nos animais.
Reprodução animal
Veterinários também podem atuar no manejo reprodutivo dos animais, desde as etapas de inseminação, diagnóstico e cuidados durante a gestação, até o acompanhamento do parto. Além disso, também podem trabalhar em processos de inseminação artificial e transferência de embriões.
Leia também:
- Trabalho rural: 5 profissões para quem quer trabalhar no campo
- Zootecnia: como é o curso e a atuação profissional?
- Brasil avança para deixar de imunizar gado contra aftosa
Medicina Veterinária ou Zootecnia?
Atualmente, há muita confusão em relação à definição e atuação dos profissionais da Medicina Veterinária e da Zootecnia. De fato, as áreas são altamente interligadas e têm vários pontos de contato, afinal, os dois profissionais lidam diretamente com os animais, porém, existem grandes diferenças no escopo das profissões e na atuação diária.
O foco da Medicina Veterinária é a saúde animal, e os profissionais são os únicos habilitados para a realização de tratamentos de saúde e intervenções cirúrgicas. A área de atuação pode ser aumentada para os processos produtivos que envolvem animais, já que todas as etapas exigem que os rebanhos estejam nas melhores condições de saúde possível.
Zootecnistas têm o foco de atuação nos processos produtivos. O curso é mais voltado para a otimização das técnicas de produção nas fazendas e agroindústrias, do que necessariamente à saúde animal. Os profissionais têm uma formação mais voltada para administração e técnicas de mercado do que os veterinários.
Os zootecnistas são responsáveis pelas formas de planejar e gerenciar os sistemas de produção animal, procurando alcançar a melhor produtividade, eficiência e sustentabilidade para cada propriedade ou indústria.
Assim, em alguns pontos da cadeia produtiva, a atuação dos profissionais pode ser compartilhada, mas a especificidade das formações e o foco da atuação são distintas.
Fonte: Conselho Regional de Medicina Veterinário PR, Animal Bussines, Sociedade Nacional da Agricultura, Embrapa, Conselho Federal de Medicina Veterinária