Trabalho rural: 5 profissões para quem quer trabalhar no campo
Conheça o mais relevante evento sobre agronegócio do País
O agronegócio é uma das maiores forças da economia brasileira e também um dos grandes geradores de emprego do País. Isso começa pelos profissionais que trabalham diretamente no cultivo ou no trato com os animais — como agricultores, engenheiros agrônomos, veterinários, biólogos ou zootecnistas. Porém, com a modernização e o crescimento do setor, as possibilidades vão muito além disso.
A verdade é que profissionais das mais diversas áreas — como Humanas, Exatas e Tecnologia — podem encontrar emprego no campo, trabalhando para grandes fazendas e empresas que beneficiam produtos do agro. Além disso, novas profissões do campo estão surgindo a cada dia, oferecendo vagas de trabalho rural com oportunidade de crescimento.
Confira a seguir cinco opções de carreira no agronegócio.
Leia também:
- Agropecuária, agricultura e agronegócio: semelhanças e diferenças
- Agronegócio gera 152 mil empregos formais no 1º semestre
- 5 novas tecnologias fundamentais para o meio rural
1. Ciência de Dados

Há muito tempo que o agronegócio se modernizou e incorporou várias tecnologias em seus processos produtivos. Isso inclui o big data, com a coleta e o processamento de uma grande quantidade de dados que auxiliam na produtividade — no contexto da agricultura de precisão.
Por isso, há grandes oportunidades para especialistas em big data em fazendas, consultorias e outras empresas na cadeia produtiva do agronegócio. Nesses empregos, especialistas em Big Data, Programação e Ciência de Dados podem contribuir com informações essenciais, sendo profissionais muito valorizados.
2. Operação de drones

Continuando no assunto das tecnologias no agronegócio, os drones têm presença crescente no campo. Isso porque têm diversas utilidades, como tirar fotografias, medir áreas de cultivo, analisar o relevo ou aplicar produtos químicos.
Por mais que esses equipamentos tenham facilitado os processos — dispensando a necessidade de aviões, por exemplo —, sua operação não pode ser realizada por qualquer pessoa. Por isso, profissionais com conhecimento técnico no uso de drones para a agricultura e pecuária podem conquistar ótimas oportunidades de trabalho rural.
3. Gestão de fazendas

O agronegócio, por definição, também precisa ser administrado de maneira profissional para obter lucro, que é o principal objetivo de qualquer atividade. As fazendas médias e grandes são verdadeiras empresas, com centenas de colaboradores, processos de produção bem definidos e uma ampla movimentação financeira.
Sendo assim, quem se especializa em Administração de Negócios, Gestão, Economia e outros cursos da área também pode seguir carreira no agronegócio, administrando propriedades.
4. Comércio Exterior

Depois que os produtos saem da fazenda, é comum que sejam exportados, uma vez que o agronegócio é um dos principais geradores de divisas da economia brasileira.
Nesse contexto, há muitas oportunidades para os especialistas de negociarem com outros países, pelos conhecimentos de logística e compreensão das regras de comércio internacional. Além do curso de Comércio Exterior (ComEx), essa carreira é uma opção interessante para quem se forma em Administração, Direito ou Relações Internacionais, entre outros cursos.
5. Agricultura urbana

Mesmo pessoas essencialmente urbanas, que não se imaginam no campo, podem atuar na agricultura. Isso porque os desafios da produção de alimentos no mundo moderno, com a quantidade e a qualidade necessárias, geraram demanda pelo cultivo também na cidade.
Sendo assim, os profissionais de agricultura urbana aplicam conhecimentos de engenharia agronômica e biologia para construir estufas, hortas e até fazendas verticais para empresas, escolas, instituições públicas e clientes particulares.
Também é interessante salientar a questão das oportunidades no agronegócio para profissões que não estão diretamente ligadas a ele. É o caso de publicitários que fazem marketing para indústrias agro, jornalistas que cobrem o setor e economistas que produzem análises sobre ele.
Quer saber mais? Conheça a opinião de nossos parceiros especialistas sobre os principais temas do agronegócio.
Fonte: Via Carreira