Gesso agrícola: solução para crises hídricas no agronegócio

29 de setembro de 2021 3 mins. de leitura
Como a gessagem pode preparar o solo durante adversidades climáticas

Conheça o mais relevante evento sobre agronegócio do País

As mudanças climáticas são cada vez mais frequentes, afetando a produção agropecuária. É nesse cenário que o gesso agrícola surge como solução para desenvolver o perfil do solo em regiões que sofrem com falta de água.

O gesso agrícola serve para corrigir quimicamente o solo, possibilitando que suas camadas mais profundas se tornem propícias para o desenvolvimento de raízes — tanto em volume quanto em profundidade. As plantas se beneficiam dessa técnica com a absorção de água e nutrientes para, assim, driblarem o estresse hídrico e crescerem fortes e saudáveis.

A obtenção do gesso agrícola é feita a partir dos fosfatos extraídos de rochas fosfáticas. As reações dessa ação fazem surgir os sulfatos de cálcio, CaSO4.2H2O, conhecido popularmente como gesso agrícola.

Benefícios do gesso agrícola

 Gessagem é indicada para regiões que sofrem com estiagem e períodos de crises hídricas. (Fonte: Pixabay)
Gessagem é indicada para regiões que sofrem com estiagem e períodos de crises hídricas. (Fonte: Pixabay)

O cálcio e o enxofre são dois elementos importantes presentes no gesso agrícola. Enquanto o primeiro se move para camadas profundas do solo, fornecendo o nutriente a ser absorvido pelas raízes, o segundo é imprescindível para o desenvolvimento de grãos, frutos, folhas e tubérculos, por exemplo. Tanto o cálcio quanto o enxofre estão presentes em fertilizantes de alta concentração, destinados ao equilíbrio nutricional.

A The Mosaic Company, empresa estadunidense reconhecida internacionalmente pela produção de fertilizantes, realizou um estudo sobre a aplicação do gesso agrícola no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais nos períodos das safras 19/20 e 20/21. Os resultados demonstraram um aumento médio de 4,8 sc/ha na cultura da soja, 6 sc/ha na cultura de milho 2ª safra.

Quando usar o gesso agrícola?

O gesso agrícola deve ser usado quando o plantio ocorre antes da época ideal indicada para a semeadura ou em momentos nos quais as chuvas não são regulares.

Leia também:

Fertilizantes e alta do dólar: soluções sustentáveis e econômicas

Crise hídrica: conheça o histórico e a perspectiva para o agro

A sensibilidade da agricultura em face dos impactos das mudanças climáticas

Onde usar o gesso agrícola?

Produtividade no campo: gesso tem alto custo-benefício comparado a outros fertilizantes. (Fonte: Pexels)
Produtividade no campo: gesso tem alto custo-benefício comparado a outros fertilizantes. (Fonte: Pexels)

Localidades com volume de chuva mais rápido e curto ou aquelas que são susceptíveis aos veranicos – períodos de intensa estiagem, calor e insolação com baixa umidade, mesmo no inverno – são as mais indicadas para receber o tratamento.

Na análise das camadas subsuperficiais do solo, devem ser registradas as seguintes características: Ca: < 0,4 cmolc/dm3, e/ou Al: > 0,5 cmolc/dm3, e/ou saturação por alumínio (m): > 30%. A necessidade da gessagem também pode ser medida pelo teor de argila presente no solo. 

Fonte: Scielo, Mosaic. 

Este conteúdo foi útil para você?

156460cookie-checkGesso agrícola: solução para crises hídricas no agronegócio

Canal Agro