Agroindústria no Brasil: história e novos rumos

9 de abril de 2020 2 mins. de leitura
Com taxa de 2,36% de crescimento no acumulado de 2019, o setor é responsável por um quinto do PIB brasileiro e pelo desenvolvimento da cadeia produtiva no país

Um dos principais setores produtivos responsáveis pelo beneficiamento de commodities no país, a agroindústria representa, segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em torno de 5,6% do Produto Interno Bruto brasileiro. A previsão da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) é de que, com o crescimento de 2,36% em participação no PIB de 2019, o faturamento do setor possa chegar a R$ 669,7 bilhões em 2020.

(Fonte: Pixabay)

História e geração de renda

Contudo, até chegar a esse patamar a história da agroindústria brasileira passou por diversos desafios. Para que sua atuação conquistasse incentivos do governo e chegasse aos olhos de potências globais, foi necessário um trabalho árduo de esclarecimento sobre os impactos de suas atividades na economia em paralelo ao entendimento das estruturas políticas de dentro e fora do país. Com alto potencial de crescimento sustentável e geração de emprego e renda, o setor se mantém entre os mais importantes para a cadeia produtiva do Brasil e do mundo.

Para amplificar essa experiência no mundo rural, é preciso pensar em diferentes formas de comercialização no mercado brasileiro e exterior. Para tal, cresce em importância a manutenção de laços sociais e comerciais a fim de fortalecer as rotas de comercialização e as novas demandas dos consumidores.

(Fonte: Pixabay)

Novos rumos da agroindústria

Com um dos potenciais naturais mais ricos do mundo, ao longo dos anos o Brasil se consolidou como um dos principais produtores agrícolas, com a agroindústria sendo um dos seus pilares. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), através de seu guia sobre o perfil do setor, reforça ainda o poder e a importância dos negócios familiares e não familiares nesse cenário. Além de grandes indústrias, com o enorme crescimento de demanda e necessidade de suprimentos para os mercados interno e externo, contar com produtores menores com produções in natura (livre de agrotóxicos) auxilia no atendimento de uma crescente demanda da sociedade.

Conheça o maior e mais relevante evento de agronegócio do Brasil

Fonte: IPEA, Embrapa e Udop.

Este conteúdo foi útil para você?

10742cookie-checkAgroindústria no Brasil: história e novos rumos