Agricultura digital: conheça 2 ferramentas disponíveis no Brasil

17 de novembro de 2021 4 mins. de leitura
Último painel do Summit Agronegócio 2021 abordou soluções digitais acessíveis para pequenos, médios e grandes produtores brasileiros

Conheça o mais relevante evento sobre agronegócio do País

O Summit Agronegócio 2021, o maior e o mais relevante evento do setor no Brasil, encerrou sua programação com o painel complementar “A pesquisa aliada ao desenvolvimento da agricultura digital”, realizado no fim da manhã desta quarta-feira (16).

Logo na abertura, o mediador da mesa, o jornalista Daniel Gonzales, afirmou que “a tecnologia e o agro são temas indissociáveis”. Nessa união, vêm ganhando destaque na transformação digital do agronegócio as tecnologias como inteligência artificial (IA), Internet das Coisas (IoT), sensores inteligentes, análise profunda de informações e realidade aumentada (RA).

Apesar de muitos produtores rurais ainda não estarem familiarizados com os termos tecnológicos, diversas soluções digitais estão disponíveis no Brasil com uso simples e fácil, além de gratuito.

1. xarvio® Field Manager

Mapeamento de biomassa no aplicativo xarvio® Field Manager. (Fonte: xarvio®/Reprodução)
Mapeamento de biomassa no aplicativo xarvio® Field Manager. (Fonte: xarvio®/Reprodução)

Marca global de agricultura digital da Basf, xarvio® oferece uma plataforma de gerenciamento e documentação da safra independente do cultivo, com soluções direcionadas para o mapeamento digital de plantas daninhas, o plantio e a adubação em taxa variável e a criação de mapas de biomassa, ajudando o agricultor a acompanhar a saúde do cultivo.

O aplicativo subsidia o produtor rural para tomar decisões mais assertivas. “Todas as nossas soluções vão muito na linha de sustentabilidade, de economia de insumos, de usar de forma mais racional esses recursos que são tão importantes para ajudar na produtividade final”, comentou Ricardo Arruda, gerente técnico de Desenvolvimento Digital, xarvio® Digital Farming Solutions da Basf.

Em áreas comerciais onde é utilizada, a plataforma chega a proporcionar redução de até 90% do uso de herbicida em campos de 250 hectares. Os clientes que experimentaram os benefícios da tecnologia não aceitam mais pulverizar a área total, garantiu o gerente.

2. Scouting

Aplicativo gratuito identifica plantas daninhas no campo. (Fonte: xarvio®/Reprodução)
Aplicativo gratuito identifica plantas daninhas no campo. (Fonte: xarvio®/Reprodução)

O app gratuito Scouting, também desenvolvido por xarvio®, fornece um diagnóstico instantâneo dos problemas a partir de uma fotografia. A solução abrange mais de 50 culturas e auxilia agrônomos e agricultores a identificar estresses no campo. Ainda assim, a ferramenta não substitui o consultor agrônomo, garantiu Arruda. Esse profissional continua sendo responsável por uma análise mais completa da lavoura, mas o aplicativo democratiza o acesso à informação e amplia a utilização de consultoria técnicas, inclusive para pequenos produtores.

Importância da inteligência artificial

Nos dois aplicativos e em outras soluções digitais que estão sendo implementadas, a IA merece um destaque especial. Para Sárvio Valente, professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), são necessárias ferramentas e pessoas que entendam a questão do processamento de dados. “São muitos dados coletados, e a gente hoje não tem mais a capacidade de processar isso de forma muito rápida”, avaliou.

As grandes fazendas já implementaram sistemas de conexão na própria propriedade. A tendência é um aumento exponencial de sensores em plantas, solo, animais e máquinas; no entanto, toda essa coleta de dados é inútil sem um valor agregado. O aumento da conectividade no campo proporciona o processamento de dados por máquinas poderosas na nuvem. Com isso “a decisão pode ser tomada de forma quase instantânea”, comentou o professor, o que pode acelerar a chegada de robôs na agropecuária.

Participe do maior e melhor evento sobre agronegócio do País. O Summit Agro é online e gratuito. Inscreva-se aqui.

Fonte: Estadão Summit Agronegócio 2021.

Este conteúdo foi útil para você?

164910cookie-checkAgricultura digital: conheça 2 ferramentas disponíveis no Brasil

Canal Agro