Inteligência artificial gera ganhos para atividade pecuária

Entenda os impactos e como aplicar a tecnologia no setor

Inteligência artificial gera ganhos para atividade pecuária
23/10/2019 • 2 min. de leitura

Recursos tecnológicos voltados para a pecuária incluem uma série de ferramentas, como Internet das Coisas e inteligência artificial, que visam auxiliar os pecuaristas a lidar com problemas que surgem no dia a dia e solucioná-los, aumentando o nível de segurança nas tomadas de decisão e contribuindo para que problemas sejam solucionados, evitando perdas e complicações.

Nesse sentido, a inteligência artificial tem crescido no setor e se mostrado fundamental para o aumento de produção, segurança de recursos financeiros e processos mais eficazes.

Aplicação prática

Quando se fala em inteligência artificial como uma importante aliada da pecuária, muitas pessoas podem imaginar que se trata de algo ainda muito distante, complexo e futurista. Na realidade, as coisas são bem simples, e parte desses achismos surge exatamente da falta de informação sobre o tema.

Identificação de doenças

Conseguir identificar o surgimento de qualquer tipo de doença na criação ainda em seus primeiros estágios é fundamental para que o pecuarista possa avaliar a situação e tomar precauções em tempo hábil. A inteligência artificial, por meio de softwares específicos, ajuda no processo de análise e troca de informações; ou seja, o produtor tem a possibilidade de entender o surgimento e os impactos de uma doença antes mesmo de ela ser identificada em seu rebanho.

Melhor momento

Tecnologias com suporte da inteligência artificial ajudam no acompanhamento e detalhamento de rendimento e ganho de peso de cada animal. Em um grupo grande, esse tipo de avaliação está sujeito a diversos erros, e muitas vezes as decisões acabam sendo tomadas com base na subjetividade, o que pode gerar mais falhas.

Por exemplo, é possível contar com ferramentas que avaliam diariamente o ganho de peso do animal, indicando se já está pronto para o abate, se o desenvolvimento está correto etc. Com informações detalhadas, é possível tomar a decisão certa, seja para mudar algo que ajude o rebanho, seja para definir o melhor momento para ser direcionado ao abate.

Por dentro de todos os processos

É inegável que o surgimento e a aplicação de novas tecnologias na pecuária têm ajudado o setor a se consolidar com novos modelos de criação. Entretanto, tais inovações vão muito além do dia a dia do rebanho: melhor controle de custos, aumento de margens de lucro, otimização de área e equipamentos usados são alguns outros processos que também são beneficiados.

A pecuária envolve uma série de manejos, o que faz com que muitos não consigam ter um padrão do que pode ser feito para aumentar o desempenho do rebanho e sua qualidade. Mas, ao contar com o suporte da inteligência artificial (programas, sistemas, aplicativos), é possível promover o gerenciamento de todas as etapas com a excelente vantagem de que os dados serão os mais corretos possíveis.

Curtiu o assunto? Reunimos especialistas e autoridades de diferentes áreas do setor de agronegócios. Para saber mais, é só clicar aqui.

Fontes: Mindtree.