Conheça o evento

Coronavírus: indústria do etanol vai doar álcool para o Estado

Em meio à crise da covid-19, indústrias farão doações para produção de álcool em gel

Coronavírus: indústria do etanol vai doar álcool para o Estado
20/03/2020 • 3 min. de leitura

As usinas associadas à União das Indústrias de Cana-de-Açúcar (Unica) farão doações de álcool para a produção de gel e solução 70 para assepsia, substâncias que serão destinadas às unidades públicas de saúde de todo o País. O anúncio foi feito na última quarta-feira (18) em um comunicado oficial, divulgado no site da entidade, com o objetivo de ajudar a sanar a grande demanda de álcool em gel por conta do surto do novo coronavírus.

Devido à alta procura, muitos locais já registram escassez e até mesmo falta desses produtos em farmácias, supermercados e hospitais. São Paulo, estado com o maior número de casos registrados de covid-19, é onde ocorre a maior falta. O álcool em gel é de extrema importância no combate ao coronavírus e essencial em unidades de saúde, para evitar a disseminação da contaminação pelo vírus.

A ação é uma parceria da Unica com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Ministério da Saúde (MS) e as secretarias estaduais de saúde. Os detalhes da operação ainda estão sendo acertados, já que a produção de álcool 70 pelas usinas é atualmente proibida no País.

(Fonte: Freepik)

A adoção da medida vem para tentar ajudar o setor da saúde a manter as unidades abastecidas de forma gratuita e auxiliar a contenção do avanço do novo coronavírus. Em nota, o presidente da Unica, Evandro Gussi, afirmou que "o setor sucroenergético quer unir forças com os órgãos governamentais e a população para garantir que os profissionais de saúde, pacientes e familiares tenham os recursos necessários para atravessar esse momento difícil".

Unidades associadas

A Unica tem mais de cem usinas associadas presentes em cinco estados do Brasil. Juntas, elas são responsáveis por mais de 50% da produção nacional de cana-de-açúcar. Na safra 2018/2019, por exemplo, as indústrias produziram aproximadamente 620 milhões de toneladas de cana, matéria-prima para a criação de 29 milhões de toneladas de açúcar, 33 bilhões de litros de etanol e 21,5 TWh para a rede elétrica nacional.

Importância do álcool em gel

(Fonte: Shutterstock)

O álcool em gel e a solução líquida 70 precisam fazer parte da nova rotina de higiene e limpeza dos brasileiros. O Conselho Federal de Química (CFQ) já ressaltou que os produtos são eficazes contra o novo vírus, além de serem recomendados pelas autoridades nacionais e internacionais de saúde, como MS e Organização Mundial de Saúde (OMS).

Em gel, o álcool é um antisséptico que ajuda a reduzir o número de microrganismos no corpo e em superfícies, porém não substitui o uso de água e sabão para a higiene pessoal, que continua sendo essencial para a proteção. A solução 70 é indicada contra germes, bactérias e o novo coronavírus. Já o álcool líquido 70 é recomendado para a limpeza de objetos e superfícies.

O CFQ afirma que a produção de álcool em gel e outras soluções 70 não deve ser realizada em casa em hipótese alguma. O manuseio das substâncias pode causar acidentes como queimaduras, irritações na pele e até incêndios. Na falta dos produtos, deve-se lavar as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos.

Se interessou pelo assunto? Aprenda mais com especialistas da área no Summit Agro. Enquanto isso, acompanhe as notícias mais relevantes do setor pelo blog. Para saber mais, é só clicar aqui.

Fonte: União das Indústrias de Cana-de-Açúcar (Unica).