Pecuária legal, um movimento nacional

20 de agosto de 2020 3 mins. de leitura
Lucro faz parte, mas a moral do lucro dependerá da sua sustentabilidade, analisa Tejon

Por José Luiz Tejon Megido*

O Brasil vai saindo do módulo OU para o módulo E…

Ou seja, com inteligência científica e emocional brasileiros do agronegócio vão cristalizando aquilo que tem de ser feito. E numa cadeia produtiva muito observada é exigida doravante a bovinocultura, criaram o movimento pecuária legal.

Não adianta reclamar contra ambientalistas. Precisa integrar o meio ambiente na produção, como a liga do Araguaia no Mato Grosso nascida dos próprios produtores rurais. E são projetos em parceria com organizações nacionais e internacionais… e destaco o exemplo baixo carbono monitorando 82 mil há de pastagem junto com a Dow.

Da mesma forma, a Marfrig, uma das maiores companhias de proteína animal do mundo, assume doravante o compromisso com a sustentabilidade, a responsabilidade social, cria um sistema de monitoramento e de database, com blockchain, para assegurar aos consumidores finais do planeta que na sua rede de pecuaristas todos são absolutamente legais.

Não adianta reclamar contra quem pede para não derrubar árvores e não desmatar. Como a própria ministra Tereza Cristina diz: “Podemos triplicar o Brasil de tamanho sem derrubar uma árvore”.

Temos milhões de ha de terras degradadas esperando pelas práticas da agricultura de baixo carbono, da integração lavoura pecuária e floresta.

Exemplos do módulo E produção E meio ambiente não nos faltam como da mesma forma a pecuária sustentável da Amazônia, dentre vários movimentos mostrando que o Brasil pode e sabe. Pode, tem conhecimento e sabe fazer, tem know how para oferecer um produto único ao mundo…

Ser legal. Pecuária legal, e com autoridade moral.

Não adianta reclamar contra quem pede bem-estar animal.

Precisa ser legal. Legal na lei e legal na moral.

O mundo está marcado pela dor e pelo sofrimento da covid-19. Contabilizamos hoje em mais de 110 mil mortes no Brasil, o vice-líder desse tenebroso placar.

Doravante precisamos divulgar, promover, como faremos cada vez mais aqui nas redes do Estadão, o veículo de maior credibilidade do Brasil, ações de consciência humana… onde o lucro faz parte, mas a moral do lucro dependerá da sustentabilidade com a qual está sendo feito….

Hora da pecuária legal com moral.

Hora do módulo E, derrotando o velho módulo OU.

*José Luiz Tejon Megido é doutor em Educação, mestre em Arte, Cultura e Educação pela Universidade Mackenzie; professor de MBA na Audencia Business School, em Nantes, na França; coordenador do Agribusiness Center da FECAP; membro do Conselho da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, e sócio-diretor da Biomarketing

Este conteúdo foi útil para você?

143880cookie-checkPecuária legal, um movimento nacional