Canal Agro estreia coluna de “Embaixadores do Agro”

16 de dezembro de 2020 4 mins. de leitura
Dez nomes de referência no setor agropecuário brasileiro formam o time de colunistas do portal; a ideia do espaço é que estas lideranças compartilhem os desafios e conquistas do segmento, que é o carro-chefe da balança comercial brasileira

A partir de novembro de 2020, integram o corpo de articulistas do Canal Agro profissionais de referência no cenário agropecuário brasileiro. Os profissionais escreverão para o “Embaixadores do Agro”, que é como o portal está chamando as lideranças do setor que integram a equipe de colunistas.

Entre os nomes já confirmados, estão: Camila Telles, produtora rural, empresária e defensora do agro brasileiro; Alysson Paolinelli, ex-ministro da Agricultura; Ricardo Santin, presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA); Maurício Palma Nogueira, diretor da Athenagro e coordenador do Rally da Pecuária;  José Luiz Tejon Mejido, referência na comunicação do agro; Bartolomeu Braz, presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja) e Christian Lohbauer, presidente da Croplife Brasil.

Além deles, os profissionais vinculados ao Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB) e à ESALQTec, incubadora de empresas da Esalq (USP-Piracicaba), que é referência em inovação no setor, também compõem o rol de colunistas.

O produtor rural Bartolomeu Braz Pereira é presidente da Aprosoja Brasil e um dos “Embaixadores do Agro” (Foto: Laura de Paula)

A periodicidade da coluna varia de acordo com a disponibilidade de cada articulista. Por exemplo, José Luiz Tejon Mejido compartilhará sua visão sobre o agro brasileiro às quartas-feiras de toda semana. Enquanto o ex-ministro da Agricultura, Alysson Paolinelli, enviará sua contribuição uma vez por mês. Mas a boa notícia é que praticamente todo dia haverá um artigo novo no portal.

Abaixo a lista dos “Embaixadores do Agro” já confirmados:

Alysson Paolinelli é engenheiro agrônomo, ex-ministro da Agricultura e presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho). Conhecido como pai da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), ele foi um dos primeiros a acreditar no potencial do Cerrado brasileiro para a produção de grãos.

Bartolomeu Braz Pereira é produtor rural e presidente da Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil).

Camila Telles é produtora rural, empresária e defensora do agro brasileiro. Seus vídeos nas redes sociais têm mais de 1 milhão de visualizações, atingindo também o público que não tem convívio com o setor.

Christian Lohbauer é doutor em ciência política e presidente executivo da CropLife Brasil, uma associação que reúne especialistas, instituições e empresas que atuam na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias em quatro áreas essenciais para a produção agrícola sustentável: germoplasma (mudas e sementes), biotecnologia, defensivos químicos e produtos biológicos.

Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), que tem por objetivo alavancar a produtividade da soja no Brasil. O comitê é composto por 22 membros e 30 entidades patrocinadoras: Syngenta, Basf, Bayer, Mosaic, Superbac, Jacto, Corteva, Instituto Phytus, Eurochem, Compass Minerals, ATTO Adriana Sementes, Stoller, UPL, Timac Agro, Brasmax, FMC, Stara, Datafarm, Viter, Somar Serviços Agro, Ubyfol, Fortgreen, KWS, Yara, Sumitomo Chemical, Adama, Agrivalle, Seedcorp, FT sementes e IBRA. OBS: A coluna do CESB será rotativa entre os membros do comitê.

ESALQTec é a incubadora de empresas da Esalq (USP – Piracicaba), que é a peça-chave do Vale do Piracicaba (AgTech Valley), como é conhecido o ecossistema de tecnologias do local, considerado o Vale do Silício do agro brasileiro. OBS: A coluna da ESALQTec será rotativa. Cada artigo será feito por um profissional ligado à incubadora.

João Carlos Marchesan é empresário e presidente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq). 

José Luiz Tejon Megido é doutor em Educação, mestre em Arte, Cultura e Educação pela Universidade Mackenzie; professor de MBA na Audencia Business School, em Nantes, na França; coordenador do Agribusiness Center da FECAP; membro do Conselho da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo e sócio-diretor da Biomarketing.

Maurício Palma Nogueira é engenheiro agrônomo, diretor da Athenagro e coordenador do Rally da Pecuária.

Ricardo Santin é presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), da Câmara Setorial de Aves e Suínos do Ministério da Agricultura e vice-presidente do Conselho Mundial de Avicultura (IPC, na sigla em inglês).

Acompanhe a atualização diária da coluna.

Canal Agro