Brasil tem hub de inovação especializado em controle biológico

25 de fevereiro de 2021 4 mins. de leitura
Gazebo é o nome do núcleo que está recrutando startups com soluções de inteligência artificial (IA) e internet das coisas (IOT) para o monitoramento de pragas e doenças

Embaixadores do Agro

Por Renata Morelli* 

Em outubro do ano passado, a Koppert Biological Systems iniciou as atividades do primeiro hub especializado em tecnologias voltadas para o controle biológico do país, o Gazebo. O núcleo tem por objetivo agregar ideias, startups, empresas e instituições de pesquisa que desenvolvam soluções aplicadas ao manejo integrado de pragas e doenças em agricultura tropical, com foco em inovação e sustentabilidade.

Em parceria com o centro tecnológico SPARCBio (São Paulo Advanced Research Center for Biological Control), o hub hospeda iniciativas de inovação que contemplam ferramentas para a correta adoção dos biodefensivos na agricultura. A Koppert atua no Gazebo dando mentoria, ajudando no desenvolvimento de planos de negócios, funding e também realizando testes de conceito das soluções aplicadas ao controle biológico e validação das tecnologias em campo. 

Essa iniciativa está inserida no contexto da agricultura 4.0, um conjunto de tecnologias e inovação no setor agro, que tem proporcionado expressivos avanços em ganhos de eficiência, melhoria da gestão dos recursos disponíveis e maior precisão na tomada de decisão por parte dos empresários rurais.

A joaninha é uma espécie de símbolo do controle biológico por combater diversas pragas como cochonilhas e pulgões (Foto: Henry Lai)

O avanço da conectividade no campo está abrindo portas para que os dados coletados nas lavouras por meio de máquinas, sensores, drones, satélite e robôs autônomos sejam interpretados por algoritmos de inteligência artificial para compor programas avançados de gestão da propriedade agrícola e, com isso, promover a eficiência operacional.

Dessa forma, o Gazebo está recrutando ideias e startups que promovam soluções de inteligência artificial (IA), internet das coisas (IOT), monitoramento de pragas e doenças, robótica e nanotecnologia para promover ainda mais a adoção do controle biológico pelos produtores brasileiros.

A primeira startup residente do Gazebo é a e-Trap que – em parceria com a Jacto e com o CIAg (Centro de Inovação no Agronegócio) de Pompeia – está desenvolvendo uma tecnologia de monitoramento da broca-da-cana em tempo real. Essa solução permite que a agroindústria e o produtor recebam informações do monitoramento da praga antes que os danos estejam estabelecidos no canavial. 

Tal conhecimento permite que o manejo da praga seja realizado no momento ideal, favorecendo a qualidade da cana-de-açúcar e reduzindo o desperdício de recursos. A Koppert, junto aos seus clientes, captura os dados no campo e – por meio da e-Trap –   disponibiliza informações no momento exato para realizar o controle da broca-da-cana. 

O lançamento oficial da e-Trap está previsto para o primeiro semestre deste ano e estamos angariando clientes ao longo do desenvolvimento. O time da Koppert está testando a tecnologia em mais de 35 mil hectares e vem recebendo retorno positivo no campo. 

Outras iniciativas do Gazebo estão previstas para ocorrerem neste ano, como o Desafio Bio Soluções. Ele é fruto da parceria entre Koppert, Tridon e AgTech Garage e tem o intuito de selecionar cinco startups para compor o hub. As tecnologias selecionadas deverão suprir as necessidades do campo para soluções biológicas e de saúde vegetal. 

Associar o conhecimento de biologia das pragas e doenças e o controle biológico permite chegar a soluções adequadas de manejo agrícola com maior eficiência no uso de recursos disponíveis e respeito ao meio ambiente. 

Conheça o mais relevante evento sobre agronegócio do País

Renata Morelli é líder de inovação do Gazebo e vice-diretora do Sparcbio**

**SPARCBio é a sigla em inglês para Centro de Pesquisa Avançada em Controle Biológico de São Paulo.

Nota: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Estadão.

Este conteúdo foi útil para você?

144250cookie-checkBrasil tem hub de inovação especializado em controle biológico

Canal Agro