Agropecuária lidera crescimento do PIB nas regiões Norte e Centro-Oeste em 2022 - Summit Agro

Agropecuária lidera crescimento do PIB nas regiões Norte e Centro-Oeste em 2022

17 de novembro de 2024 2 mins. de leitura

Entre as 27 unidades da federação, 24 tiveram alta no PIB, com destaque para Roraima, Mato Grosso, Piauí, Tocantins e Acre; as quedas foram no RS, ES e PA Por Paloma Custódio – editada por Mariana Collini em 17/11/2024 O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil atingiu R$ 10,1 trilhões em 2022, um aumento de […]

Publicidade

Entre as 27 unidades da federação, 24 tiveram alta no PIB, com destaque para Roraima, Mato Grosso, Piauí, Tocantins e Acre; as quedas foram no RS, ES e PA

Por Paloma Custódio – editada por Mariana Collini em 17/11/2024

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil atingiu R$ 10,1 trilhões em 2022, um aumento de 3,0% em comparação com a soma de todas as riquezas do país em 2021. E o setor agropecuário foi responsável pela alta do indicador em boa parte dos estados do Norte e do Centro-Oeste. É o que mostra a mais recente análise do Sistema de Contas Regionais, elaborado pelo IBGE.

Entre as 27 unidades da federação, 24 tiveram alta no PIB, e Roraima (11,3%), Mato Grosso (10,4%), Piauí (6,2%), Tocantins (6,0%) e Acre (6,0%) registraram as maiores elevações. Nesses estados, o setor agropecuário teve contribuição decisiva para o resultado em 2022, com destaque para a soja. Embora o cultivo do grão não tenha tido desempenho positivo na média nacional, houve um crescimento na região Norte e parte do Centro-Oeste.

Quedas

Apesar de ter contribuído com o bom resultado do PIB nessas regiões, a atividade agropecuária apresentou queda de 1,1% em volume, em 2022, enquanto a Indústria cresceu 1,5% e os Serviços, 4,3%. Além disso, o setor agro também impactou na queda do PIB do Rio Grande do Sul (-2,6%), devido à estiagem prolongada daquele ano, que reduziu as produções de cereais e de soja.

As outras quedas foram observadas no Espírito Santo (-1,7%) e no Pará (-0,7%), onde a Indústria Extrativa foi afetada pela redução da extração de minério de ferro, em ambos, e de petróleo no estado capixaba. 

Sergipe e Paraná não tiveram queda, mas o crescimento do PIB foi limitado, com taxas de 1,3% e 1,5%, respectivamente. Em Sergipe, a retração da Indústria Extrativa, especialmente de petróleo e gás, segurou um aumento mais expressivo, enquanto no Paraná houve redução da atividade agropecuária. 

https://agro.estadao.com.br/economia/agropecuaria-contribui-com-alta-do-pib-do-norte-e-centro-oeste-em-2022

Foto: Adobe Stock

Webstories