‘Caberá à juventude liderar o novo agro’

6 de agosto de 2020 3 mins. de leitura
A frase foi dita pelo professor dr. Ray Goldberg, de Harvard, em entrevista a Tejon

Nossa geração fez um trabalho pobre envolvendo o meio ambiente e o planeta. Caberá à juventude liderar o novo agro

Prof. Dr. Ray Goldberg, 93 anos, da Universidade de Harvard

Por José Luiz Tejon Megido*

Entrevistei o professor Ray Goldberg, criador do conceito de agribusiness na Universidade de Harvard nos anos 1950. Hoje com 93 anos de idade, o mesmo prof. Ray manda um recado para as novas gerações e diz: “A nova geração entende a importância de um sistema global de alimentos em termos da saúde das plantas, dos animais, das pessoas e da importância desse sistema agroalimentar promover a melhoria ambiental e do nosso planeta”.

Professor Ray Goldberg afirmou que a sua geração fez um “trabalho pobre” nesse sentido de uma liderança que leve em consideração a saúde de todo o sistema incluindo o meio ambiente.

Hoje, este professor que é reconhecido como o líder intelectual de todo esse conceito de agribusiness, traduzido no Brasil como agronegócio, me disse que o único caminho doravante será trabalharmos juntos para responder aos anseios e às necessidades de toda a sociedade humana na terra.

O alimento, por ser universal, é o meio certo e único para conduzir e embalar dentro dele tudo o que significa a vida e a dignidade da vida no planeta – no alimento estaria a síntese do grande algoritmo da vida na Terra…

Professor Goldberg, o sábio de 93 anos, acrescenta:

“Precisamos ouvir os críticos, reunir quem tem críticas, as ONGs e entidades que desconfiam da segurança dos alimentos e da sua sanidade da forma como estão sendo apresentados, somente junto com os críticos iremos desenvolver a confiança necessária a todos”.

Ele considera o papel do Brasil no mundo doravante como essencial por termos todas as condições de integrarmos saúde em todos os sentidos, inclusive a saúde planetária ambiental, além de virmos a ser o maior produtor de alimentos do mundo.

Importantíssimo reunir cientistas, governo, empresários, cooperativas, educadores, representantes da sociedade consumidora, ONGs e agricultores. Às novas gerações, jovens e mulheres, prof. Ray Goldberg deposita imensas esperanças de um mundo melhor.

 

*José Luiz Tejon Megido é doutor em Educação, mestre em Arte, Cultura e Educação pela Universidade Mackenzie; professor de MBA na Audencia Business School, em Nantes, na França; coordenador do Agribusiness Center da FECAP; membro do Conselho da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, e sócio-diretor da Biomarketing

 
 
Gostou? Compartilhe!