O que é a doença da vaca louca?

Chama-se de “doença da vaca louca” a Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), uma enfermidade que afeta o sistema nervoso do gado fazendo com que seu comportamento fique alterado. Essa é uma doença muito grave, sem cura e que pode ser transmitida para os humanos. Conheça mais sobre a EEB.

Como a doença ficou conhecida?

A doença da vaca louca ficou famosa mundialmente durante os anos 1980 e 1990, quando houve uma epidemia no Reino Unido. Na época, foi constatada a contaminação de cerca de 100 mil cabeças de gado, o que levou ao sacrifício de mais de 4 milhões de animais e a proibição do consumo da carne.

Causas do problema

Segundo a cartilha do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a doença faz parte das encefalopatias que são causadas pelo acúmulo de uma proteína anormal, que se origina a partir da alteração de uma proteína normal do hospedeiro. O diagnóstico é difícil e pode se confundir com outras doenças, por isso, só pode ser confirmado com exames de laboratório.

Sintomas da doença

A doença tem uma evolução longa e pode demorar a manifestar sintomas. O gado contaminado costuma apresentar problemas neurológicos como nervosismo, medo, ranger dos dentes, hipersensibilidade ao som e à luz, dificuldade para andar e menor tempo de ruminação.

Os riscos para os seres humanos

A doença da vaca louca pode ser transmitida para os humanos, e isso acontece por meio do consumo da carne ou pela transfusão de sangue entre pessoas contaminadas. Quando contaminado, o paciente pode desenvolver doenças degenerativas fatais. Entre as mais comuns, estão a Doença de Creutzfeldt-Jacob (DCJ), a Síndrome de Gerstmann-Straussler-Scheinker (GSS), Kuru e Insônia Fatal Familiar (IFF).

Tem como prevenir a doença?

A doença não tem tratamento, por isso, a única forma de controle dessa enfermidade é a prevenção. Isso é feito por medidas como a não utilização de proteínas de origem animal na ração do gado e a vigilância sanitária nas fronteiras do País e em propriedades rurais.

Há casos recentes?

Em 2021, dois casos isolados da doença da vaca louca foram identificados no Brasil em frigoríficos em Minas Gerais e no Mato Grosso. Contudo, um relatório da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) concluiu que os casos não representavam riscos para a produção bovina do País.

O que fazer em caso de suspeita da doença?

Caso tenha alguma suspeita de contaminação no rebanho, as autoridades sanitárias devem ser imediatamente comunicadas para que possam realizar os procedimentos de identificação e controle da doença.

Saiba mais

Saiba mais sobre a doença da vaca louca na matéria completa do Estadão Summit Agro, no link a seguir!