Plantando frutas e verduras em casa

Muita gente sonha em plantar os próprios alimentos em casa, mas acaba não realizando por achar que não tem o espaço necessário. A boa notícia é que há a possibilidade de cultivar frutas, legumes e hortaliças em espaços pequenos dentro de casas e apartamentos. Assim, pode-se colher alimentos fresquinhos sem precisar comprá-los sempre.

Vantagens do plantio caseiro de alimentos

Plantar alimentos em casa pode ser muito vantajoso. Por um lado, há a chance de comer frutas e verduras sem agrotóxico, o que é altamente benéfico à saúde. Por outro, o processo de cuidar de uma pequena horta é um bom hábito que favorece a saúde mental.

Cuidados no plantio em casa

O segredo para ter sucesso no plantio feito em residência é escolher bem as espécies, os vasos e o local onde os cultivos vão ficar. Os vasos devem ter um bom sistema de drenagem, com furos embaixo, para que a água saia e a terra não fique encharcada. Recomenda-se, ainda, que as primeiras camadas sejam preenchidas com argila expandida.

Onde plantar?

Os vasos precisam ser posicionados de acordo com a espécie, já que algumas plantas precisam de mais exposição ao sol do que outras. Deve-se também monitorar a quantidade de água necessária e, se possível, usar adubo orgânico, como aquele que é gerado a partir da compostagem doméstica. Veja a seguir algumas espécies que podem ser cultivadas em casa.

Leia também:

Alface

A alface é bastante versátil e pode ser facilmente cultivada em casa, podendo ser plantada a partir de sementes ou de restos de uma alface que foi consumida. O vaso deve ser posicionado próximo a uma janela, já que a alface precisa de cerca de cinco horas diárias de exposição ao sol. A rega deve ser feita em dias alternados, e o solo deve estar bem nutrido para que a planta cresça bem

Batata

A batata é um tubérculo de que quase todo mundo gosta e pode ser cultivada em vasos dentro de casa. Para isso, basta plantar a própria batata em um recipiente de cerca de 30 centímetros de altura. Em cada balde, pode-se plantar três batatas que vão fornecer 20 novos frutos a partir das raízes.

Leia também:

Limão

O limão é uma ótima opção, pois pode ser utilizado para várias receitas e é fácil de cultivar. Os únicos cuidados são com os espinhos do caule e com o uso de um recipiente grande, com capacidade de 100 litros. Os limoeiros gostam de sol e precisam ser regados de uma a duas vezes por semana, sem encharcar o solo. Eles começam a dar frutos dois anos após o plantio.

Leia também:

Amora

A amora é uma frutinha que costuma ser adorada pelas crianças e é fácil de ser cultivada em vaso. A amoreira se adapta bem a qualquer solo e requer podas frequentes, já que os galhos se movem em direção à luz. A planta é sensível à umidade, por isso deve ser regada no máximo duas vezes por semana.

Cenoura

A cenoura também pode ser uma opção muito útil, pois pode ser utilizada em vários pratos. Ela deve ser plantada em vasos fundos, com cerca de 25 centímetros. As sementes devem ser posicionadas a 5 centímetros de distância umas das outras. Para crescer bem, a cenoura precisa de rega frequente (sem encharcar o solo) e sol direto. Em cerca de 100 dias já é possível colher a primeira cenourinha.

Veja também:

Saiba mais de cultivos de verduras e frutas acompanhando os conteúdos no Estadão Summit Agro!