Como fazer muda de plantas? 

A muda, de modo geral, é o estágio inicial de uma planta. Fazer uma muda é uma forma simples e rápida de aumentar as suas plantas, e é tida como um plantio indireto.

Por que vale a pena?

Fazer mudas é uma prática interessante porque estimula o compartilhamento de plantas. E ainda tem um bônus: fortalece o crescimento da “planta-filha”, a que nasce desse processo. Outra vantagem é que as plantas podem ficar mais uniformes em relação às que nascem de sementes, o que as fortalece. 

Passo a passo para fazer uma muda 

Há duas formas de fazer mudas: a partir da germinação de sementes e pela retirada de um pedaço da planta adulta. Veja como funciona cada uma. 

Muda por sementes 

Neste caso, é preciso usar uma sementeira para produzir as mudas ou lugar específico para isso. Deve-se fazer furos na terra e colocar cerca de 3 sementes em cada. Em seguida, deixa-se o solo úmido para que germinem.

Muda por corte 

O método mais comum de fazer mudas é o realizado por corte na planta. Aqui, para ter sucesso, é preciso tomar alguns cuidados. Deve-se analisar como é a planta da qual será retirada a muda. Assim, você consegue preparar um vaso com todas as condições para recebê-la.

Escolhendo a parte da planta 

A próxima dica é observar qual o lado da planta que está mais cheio. Depois, com uma tesoura de jardinagem ou uma faca, você deve fazer uma estaquia, que é o corte de um ramo. O ideal é escolher os ramos mais jovens e que tenham pelo menos dois ou três pares de folha.

Divisão de touceiras 

Outra técnica para retirar as mudas é a divisão de touceiras. O método consiste em dividir a planta-mãe em vários pedaços a partir das raízes, que virarão mudas. É um processo recomendado para fazer mudas de plantas como orquídeas, samambaias e bananeiras. 

Replantio

Por fim, você deve transferir a parte retirada da planta para um vaso preparado para recebê-la. É preciso fixar bem a areia para que a muda fique presa na terra. Depois disso, lembre-se de regá-la bem – tanto a terra quanto as folhas da planta. 

Cuidados

Para que sua muda seja bem-sucedida, é preciso ter atenção à rega e à adubagem, que darão condições para que ela cresça forte. Por fim, tenha cuidado com as pragas e as doenças mais comuns, que podem infectar não só a muda, mas também outras plantas.

Saiba mais

Saiba mais sobre como iniciar cultivos no blog do Estadão Summit Agro.