O que são alimentos orgânicos?

Os alimentos orgânicos são cultivados de maneira sustentável na agricultura biológica. Isso quer dizer que esses produtos não recebem agrotóxicos, adubos químicos, hormônios e antibióticos nem têm o DNA modificado para atender às necessidades da indústria.

A diferença do orgânico para o “comum”

Os produtos orgânicos se diferem pelas condições de toda a cadeia produtiva, que é mais sustentável e não envolve etapas que prejudicam o meio ambiente e o ecossistema local. Além disso, a produção precisa garantir a qualidade das condições trabalhistas.

Aumento da produção de orgânicos

Um estudo feito pela Ecovia Intelligence mostrou que houve, no mundo todo, aumento de 40% no consumo de orgânicos durante a pandemia de covid-19. No Brasil, uma pesquisa evidenciou que 67% dos brasileiros dizem ter preferência por alimentos desse tipo.

Os benefícios dos alimentos orgânicos

Uma razão para a preferência é a grande quantidade de benefícios oferecidos pelo consumo de orgânicos. Muitos brasileiros têm optado por comer melhor e investido nesses alimentos. Veja quais são os benefícios que eles proporcionam.

Aumento da saúde

O principal benefício dos orgânicos, sem dúvida, é a qualidade que oferecem para a saúde. Os alimentos orgânicos têm mais nutrientes preservados e mais sabor, já que não são afetados por químicos agregados.

Os malefícios dos agrotóxicos

Por consequência, eles nos mantêm afastados das substâncias químicas conhecidas como agrodefensivos. Dados de 2018 da Organização Mundial de Saúde (OMS) associam o uso excessivo desses químicos ao aumento de doenças como câncer, alergias, cardiopatias, entre outras.

Benefícios à natureza

Por fim, os orgânicos favorecem a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais. Isso acontece porque a produção desses alimentos possibilita o uso equilibrado do solo e da água, mantendo a terra mais fértil e afetando pouco a biodiversidade.

Como saber se o alimento é orgânico?

É preciso verificar se há na embalagem o selo do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica. Outra forma é observar, no caso de feirantes, se há na barraca a exposição da vinculação com alguma Organização de Controle Social ligada ao Ministério da Agricultura.

Saiba mais

Saiba mais dos benefícios do consumo de orgânicos lendo as matérias do Estadão Summit Agro. Acesse os links a seguir!