Quais são as principais commodities brasileiras?

As frutas cítricas, como a laranja e o limão, são valiosíssimas para a nutrição humana, e trazem muitas vantagens à saúde. Elas são ricas em vitamina C e carregam muitos outros nutrientes importantes, como a vitamina A, ácido cítrico, flavonoides e agentes oxidantes.

Quais são os principais citros? 

Entre as frutas cítricas mais conhecidas por aqui estão a laranja, o limão, a tangerina, o maracujá, o abacaxi, o morango e a acerola. Elas são produzidas durante o ano todo e algumas delas, como a tangerina, tem colheita nos meses frios. Veja os benefícios que os citros oferecem à saúde.

1. Mexerica, tangerina, poncã, bergamota: entenda as diferenças

Os citros são ricos em vitamina A e ácido ascórbico, que têm efeito antioxidante. Por isso, favorecem o resguardo das células, incluindo os anticorpos.

2. Auxílio no trânsito intestinal 

Como são ricas fontes de fibras, as frutas cítricas também atuam na regulação do intestino, no metabolismo dos carboidratos e no controle da glicemia.

3. Diminuição do colesterol ruim 

Os flavonoides e as fibras favorecem a redução do LDL, ou colesterol ruim. Por isso, essas frutas também são benéficas ao coração.

4. Proteção do cérebro 

Estudos recentes mostram que os citros carregam uma substância chamada flavonona, que auxilia na proteção contra o declínio cognitivo. 

5. Redução do sódio 

Por serem ricas em potássio, as frutas cítricas ajudam a regular os líquidos do corpo e a quantidade de sódio que circula no organismo.

Como consumir as frutas? 

Os citros podem ser ingeridos de todas as formas, mas nutricionistas sugerem que se priorize o consumo da fruta in natura em vez do suco, para ter o benefício da propriedade do bagaço, que é rico em fibras. 

Saiba mais

Saiba mais das frutas cítricas no blog do Estadão Summit Agro, nos links a seguir!