Tecnologias para uma gestão rural eficiente

20 de agosto de 2019 3 mins. de leitura
Conheça tecnologias que podem facilitar a gestão do seu agronegócio

Há muito tempo o setor de agricultura no Brasil investe em tecnologia. Várias inovações foram inseridas na área para que fosse possível ter um alto nível de produção e competitividade. Porém, a gestão rural tem muitas vezes se mostrado deficiente nesse sentido, já que ainda falta que os produtores incorporem a tecnologia também na administração dos seus negócios.  

Na esteira da modernização e da eficiência, são necessárias soluções práticas e rápidas para aumentar não somente a qualidade do produto, mas também a sua quantidade. Com o uso massivo do celular e uma maior abrangência da internet, tem se tornado mais fácil (e mais barato) o uso de ferramentas digitais para gerir de forma mais profissional a propriedade rural.

As agrotechs (empresas focadas em criar mecanismos digitais que facilitem a vida do agricultor) vêm crescendo bastante na produção de plataformas que ajudem o gestor a ter um maior controle sobre seu negócio, tornando-o cada vez mais rentável.Fon

Um exemplo desses mecanismos são os softwares de gestão, por meio dos quais é possível ter um grande controle de todas as atividades e demandas da fazenda, como gerenciar estoques, monitorar equipe e garantir mais agilidade nos processos.

Há também softwares que proporcionam soluções diretas para a produção agrícola, como o acompanhamento do plantio, a verificação da produtividade, a eficiência da colheita e até se a pulverização está cumprindo sua abrangência. Com a enorme quantidade de dados que é gerada, o administrador consegue tomar decisões de forma muito mais rápida e assertiva.

Vale lembrar que boa parte do trabalho do campo hoje é feito por máquinas, para as quais também há ferramentas digitais que fazem o controle de seus dados e monitoram todas as suas informações, trazendo mais agilidade e economia tanto para manutenção quanto para produtividade.

Já para quem tem dificuldade de ter controle sobre sua contabilidade e ainda se perde em meio a múltiplas planilhas, os sistemas digitais promovem soluções mais claras, e o produtor pode acompanhar de forma muito mais dinâmica o fluxo de entradas, pagamentos, impostos etc.

Gestão Rural (Fonte: Visual Hunt/Reprodução)

Obviamente, há vários tipos de negócios, e é preciso que o agricultor compreenda qual será a melhor solução para o seu empreendimento. Algumas propriedades, por exemplo, não têm acesso à internet. Para casos assim, é preciso que o proprietário busque caminhos alternativos.

De qualquer modo, o agricultor deve entender as suas necessidades e quais ferramentas poderá utilizar para não ficar parado no tempo, até porque a demanda é crescente e a competitividade se acirra de forma exponencial. Assim, o mais provável é que quem não se utilizar da tecnologia para ser mais eficiente e produtivo acabe sucumbindo.

Curtiu o assunto? Reunimos especialistas e autoridades de diferentes áreas do setor de agronegócios. Para saber mais, é só clicar aqui.

Fonte: Lavoura10.

Gostou? Compartilhe!