Ícone do site Canal Agro Estadão

Com tecnologia de gestão, eficiência do agronegócio pode aumentar 25%

Quer impulsionar seus negócios? Se inscreva no Summit Agronegócio, evento que reúne os maiores especialistas em agro do País. *** Até pouco tempo atrás, a utilização de softwares na gestão de uma propriedade agropecuária era uma realidade distante. Com a popularização dos smartphones e o aumento do acesso a redes de telefonia móvel e de internet banda larga, o campo se tornou fértil para a utilização de máquinas conectadas e outras tecnologias. Apesar disso, apenas 5% dos produtores rurais utilizavam alguma ferramenta informatizada para gerenciar gastos em 2017, segundo pesquisa divulgada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O controle mais comum é realizado na cabeça do produtor, na ponta do lápis ou em planilhas. Há diversos softwares que podem ajudar o agropecuarista a lidar com os diferentes aspectos do negócio, com soluções específicas para cada tipo de atividade. Os mais difundidos estão relacionados às áreas de gestão, agronomia, maquinário e contabilidade, prometendo ganho de até 25% na produtividade.

Tecnologia de gestão no agronegócio

Popularização de celulares e banda larga no campo permite a adoção de ferramentas de gestão na propriedade. (Fonte: Shutterstock)
O principal objetivo de utilizar tecnologias para gerir o negócio é poder produzir mais com menos recursos. Softwares de gerenciamento são sistemas inteligentes de dados para otimizar o rendimento da área agrícola, equilibrando sustentabilidade, qualidade, escalabilidade e retorno financeiro. As ferramentas oferecem uma infinidade de funções para ajudar a gerir a propriedade e permitem maior eficiência operacional, organizando tarefas de forma coordenada. Além disso, facilitam o controle de inventário e estoque ao mesmo tempo que aumentam a transparência da atuação na propriedade. Esses programas possibilitam realizar o planejamento da colheita por meio da construção de um orçamento, o que pode melhorar a relação com credores, arrendatários, parceiros e sócios. A tecnologia ainda pode subsidiar decisões, como gerenciar risco de preço e decidir quando uma safra deve ser vendida.

Ganhos na propriedade

Sensores facilitam coleta de dados para gerenciamento da propriedade. (Fonte: Shutterstock)
As ferramentas utilizadas para o gerenciamento da propriedade resultam em ganhos de eficiência e rendimento. O programa de gestão agroindustrial Farmmone, por exemplo, promete aumentar a produtividade em até 25%, com coordenação entre planejamento e execução de ações. A solução permite a projeção de resultados das operações agropecuárias a partir de uma simulação em Big Data (conjunto massivo de dados). O software consolida informações de instrumentos da agricultura de precisão, como computadores de bordo, estações meteorológicas, satélites, drones e outros recursos. O fabricante afirma que o aplicativo é capaz de suportar e processar informações de operações com mais de 60 mil hectares. A solução pode ajudar a reduzir até 15% das perdas de receita por falta de estoque. Quer ficar por dentro das novidades tecnológicas no agronegócio? O Summit Agronegócio reúne especialistas e autoridades para discutir os temas mais relevantes do setor, como drones, GPS, uso de softwares e tecnologias para sustentabilidade. Faça parte da evolução do agro e participe do evento mais completo do setor. Para saber mais, é só clicar aqui! Fonte: Agrolink, Aegro e Its Group.

Este conteúdo foi útil para você?

11730cookie-checkCom tecnologia de gestão, eficiência do agronegócio pode aumentar 25%
Sair da versão mobile