Ícone do site Canal Agro Estadão

Pica-pau que inspirou desenho e 10 pássaros desapareceram em 2021

Conheça o mais relevante evento sobre agronegócio do País

A espécie de pássaro que inspirou o personagem Pica-Pau do desenho animado foi incluída na lista de animais em extinção pelo Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos Estados Unidos (FSW). Além da famosa ave, outros 10 pássaros foram retirados da proteção da Lei de Espécies Ameaçadas (ESA) por não haver mais a possibilidade recuperar sua população.

Entre os motivos listados para a extinção pela instituição norte-americana, estão a perda de habitat florestal, a descarga industrial em corpos d’água, as competições entre espécies invasoras e a captura de animais. Todos esses fatores evidenciam o impacto da intervenção humana no processo de desaparecimento dos animais.

Conheça algumas das espécies que desapareceram em 2021.

1. Pica-pau-bico-de-marfim

Pássaro que inspirou o Pica-Pau do desenho animado agora só pode ser visto empalhado em museu. (Fonte: Wikimedia/James St. John/Reprodução)

O pássaro que inspirou o desenho animado foi listado em 1967 como ameaçado de extinção. O último avistamento do pica-pau-bico-de-marfim foi em abril de 1944 no nordeste da Louisiana (EUA). As principais ameaças que levaram à sua extinção foram a perda de habitat florestal e a captura.

2. Toutinegra de Bachman

Em 1953, a toutinegra de Bachman era uma das aves canoras mais raras da América do Norte. A espécie não é vista nos Estados Unidos desde 1962; em Cuba, foi documentada em 1981. A perda de habitat de floresta e a captura generalizada são as principais razões para sua extinção.

3. Bridled white-eye

O pássaro era endêmico da ilha de Guam, território dos EUA no Pacífico, e foi visto pela última vez em 1983, tendo entrado na lista de ameaça de extinção em 1984. A introdução da cobra-cipó-marrom na região após a Segunda Guerra Mundial provocou um desequilíbrio ambiental que já extinguiu dez espécies de pássaros nas proximidades.

Leia também:

Lobo-guará: espécie ameaçada é grande aliada de produtores rurais

Bovinos e pantanal: rebanho teve queda de 4,5% antes de queimadas

Mangues: entenda a importância de um dos biomas mais ameaçados do mundo

4. 8 pássaros endêmicos do Havaí

Po’ouli era endêmico da ilha havaiana Maui e foi extinto pela degradação do habitat e pela presença de predadores. (Fonte: Hawaii DLNR Division of Forestry And Wildlife/Reprodução)

O Havaí tem a maioria das espécies de pássaros consideradas extintas na mais recente lista do FSW. Isso ocorre, em parte, porque as ilhas têm tantas plantas e animais que muitos têm áreas extremamente pequenas e podem desaparecer rapidamente.

O mais recente extinto foi o pequeno po’o-uli, um tipo de ave conhecida como trepadeira-mel, descoberta em 1973. No fim da década de 1990, restavam apenas um macho e duas fêmeas. Depois do fracasso em acasalá-los na natureza, o macho foi capturado para reprodução potencial e morreu em 2004. As duas fêmeas nunca mais foram vistas. Outro pássaro, o Kaua?i nukupu?u, não era visto desde 1899, e a espécie não era capaz de se beneficiar das proteções de conservação, segundo as autoridades.

A lista completa de espécies de pássaros do Havaí que recentemente foram declaradas extintas são Kaua?i ?akialoa, Kaua?i nukupu?u, Kaua?i ?o’o, tordo Kaua?i grande ou kama’o, Maui ?akepa, Maui nukupu?u, trepadeira Moloka?i e po’o-uli.

As mudanças climáticas estão dificultando a recuperação das espécies, gerando secas, inundações, incêndios florestais e alterações de temperatura que agravam as ameaças que as espécies já enfrentam.

Participe do maior e melhor evento sobre agronegócio do País. O Summit Agro é online e gratuito. Inscreva-se aqui.

Fonte: Estadão, Environmental Conservation Online System (Ecos), Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos Estados Unidos.

Este conteúdo foi útil para você?

161660cookie-checkPica-pau que inspirou desenho e 10 pássaros desapareceram em 2021
Sair da versão mobile