Qual é a importância da meteorologia para o agronegócio?

23 de março de 2021 4 mins. de leitura
Fatores climáticos têm um impacto direto nas atividades do agronegócio, e meteorologia pode ajudar produtores a aumentar produtividade das lavouras

Conheça o mais relevante evento sobre agronegócio do País

O agronegócio é uma atividade que depende diretamente de fenômenos climáticos. Por isso, a meteorologia é uma ciência fundamental para evitar prejuízos e elevar a produtividade no campo. Esse ramo do conhecimento, cujo o Dia Mundial é comemorado em 23 de março, estuda os processos atmosféricos e realiza a previsão do tempo, instrumento imprescindível para os produtores agrícolas.

O clima influencia no crescimento das culturas, no rendimento total das plantações, na ocorrência de pragas, na necessidade de água e de fertilizantes, além de todas as demais atividades agrícolas. Desde o plantio até a colheita, o agricultor precisa estar atento às estações do ano, a fenômenos climáticos, em especial El Niño e La Niña, e a eventos bruscos como longas estiagens, excesso de chuvas e geadas, entre outros.

Os alertas meteorológicos ajudam os agricultores a tomarem decisões precisas, planejarem ações, evitar prejuízos e desperdícios e, com tudo isso, otimizar o cultivo e melhorar o posicionamento em um mercado cada vez mais competitivo.

Instituto Nacional de Meteorologia

Previsões climáticas são essenciais para a atividade agropecuária. (Fonte: Shutterstock/Leo Morgan/Reprodução)
Previsões climáticas são essenciais para a atividade agropecuária. (Fonte: Shutterstock/Leo Morgan/Reprodução)

Criado em 1909, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é a principal instituição responsável pelas previsões climáticas no Brasil. Filiada a Organização Meteorológica Mundial (OMM), o instituto responde também pelo tráfego de informações meteorológicas coletadas em toda a América do Sul e pela integração com o Sistema de Vigilância Meteorológica Mundial.

No Brasil, o Inmet coleta dados de precipitação, ventos, umidade relativa do ar e pressão a partir 400 estações em terra, além de imagens de satélites, para construir, com o auxílio de supercomputadores, modelos numéricos capazes de prever o comportamento do tempo com antecedência de até 96 horas.

A instituição também oferece alertas de eventos adversos, como granizo, e boletins agroclimatológicos mensais, que contêm um panorama dos fenômenos de grande escala que interferem nos climas brasileiro e mundial. Além de informações climáticas prognósticas para auxiliar no planejamento e nas ações do setor agrícola.

Leia também:

A importância do clima para o agronegócio

Qual será a principal influência no clima em 2021?

Alagamento de lavouras: saiba como evitar prejuízos

Aplicativo meteorológico

No final de 2020, em comemoração aos seus 111 anos, o Inmet lançou um aplicativo para celular com o objetivo de facilitar o acesso aos dados sobre meteorologia. A solução oferece informações em tempo real de todas as suas estações meteorológicas, com imagens de satélite, mapas de previsão numérica do tempo e imagens de radar.

Estações meteorológicas no agronegócio

Estações locais fornecem dados precisos para agricultores. (Fonte: Shutterstock/Suwin/Reprodução)
Estações locais fornecem dados precisos para agricultores. (Fonte: Shutterstock/Suwin/Reprodução)

Além das previsões do Inmet, o agricultor pode contar com uma solução mais precisa para saber como lidar com o clima em sua propriedade: as estações meteorológicas. Essa ferramenta permite monitorar o microclima com mais precisão, permitindo tomadas de decisão mais assertivas em suas plantações.

As estações podem ser personalizadas a partir da necessidade da plantação e da coleta de dados, como precipitação, temperatura e umidade do ar e do solo, velocidade e direção do vento, radiação solar global, entre outras tantas variáveis. Ao analisar o histórico de informações locais, essa ferramenta é capaz de prever o risco de doenças e melhorar o manejo de balanço hídrico.

O uso dessa tecnologia na propriedade reduz custos com mão de obra, aumenta o potencial produtivo das lavouras e possibilita a produção de forma sustentável a longo prazo.

Não perca nem um fato que acontece no agronegócio. Inscreva-se em nossa newsletter.

Fonte: Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Agência Brasil, Humber Seguros, Agropós.

Este conteúdo foi útil para você?

137811cookie-checkQual é a importância da meteorologia para o agronegócio?