Qual é o impacto positivo do agronegócio sustentável na sociedade?

5 de julho de 2020 3 mins. de leitura
Ao priorizar o meio ambiente, a agropecuária pode fornecer não somente benefícios para o planeta, mas também aumentar a produtividade
Quer impulsionar seus negócios? Se inscreva no Summit Agronegócio, evento que reúne os maiores especialistas em agro do País. *** A Secretaria de Agricultura e Abastecimento anunciou uma série de medidas para 2020 que destacam a importância da aplicação de boas práticas ambientais no mercado de produção agropecuária. O trabalho realizado pelo órgão do Governo Federal vai de encontro às crescentes demandas por medidas sustentáveis no agronegócio. A aplicação de modelos sustentáveis pode gerar inúmeros benefícios para a cadeia de produção agropecuária. O conceito gira em torno de conservar ou restaurar a saúde dos solos, reduzir gastos e implantar ações biodegradáveis que gerem recompensas financeiras para seus adeptos.

Incentivo ao sustentável

Poder público pode incentivar produtores a adotar práticas sustentáveis (Fonte: Shutterstock)
O poder público tem incentivado o desenvolvimento sustentável por meio de ações como o prêmio Cidadania no Campo – Município Agro. Durante o evento, os municípios de São Paulo que tiverem sido mais “bioamigáveis” no decorrer do ano serão recompensados com uma premiação em dinheiro. Com isso, as cidades são estimuladas a adotar práticas que regulem os gastos hídricos, cuidem da saúde dos solos e diminuam a quantidade de resíduos poluentes ao meio ambiente. Para 2020, foi confirmada a participação de 220 prefeituras e o interesse por 393. Para se ter ideia do impacto que o agronegócio pode ter no meio ambiente, em maio, o diretor do Centro de Empreendedorismo da Amazônia e pesquisador associado da Universidade de Princeton, Beto Veríssimo, destacou em entrevista para a BBC que os agricultores podem ser peças-chave para a diminuição do desmatamento e a proteção da Amazônia.

Benefícios ao agricultor

Agronegócio sustentável eleva qualidade de vida dos animais. (Fonte: Shutterstock)
A implementação de infraestruturas biodegradáveis auxilia no reaproveitamento dos recursos naturais de uma propriedade, o que, por consequência, diminui os gastos dos produtores rurais com insumos externos e eleva a produtividade nas fazendas. Ao manejar o solo com biofertilizantes, o produtor obtém maior controle sobre os gastos hídricos, evita a erosão do terreno e cria um ambiente mais saudável para suas criações. O agronegócio sustentável consiste no suporte à manutenção da biodiversidade local, a oferta de água de qualidade e a preservação da natureza. Em troca, é comum observar uma menor incidência nos números de pragas e doenças que acometem plantações e gado, assim como uma melhora no bem-estar animal e na produtividade da arroba durante o ano, no caso da pecuária. Quer ficar por dentro das novidades do agro? O Summit Agronegócio reúne especialistas e autoridades para discutir os temas mais relevantes do setor, como sustentabilidade, fruticultura, seguros, SIF, agroquímicos e abastecimento. Faça parte da evolução do agro e participe do evento mais completo do setor. Para saber mais, é só clicar aqui! Fonte: Organics News, ASPIPP e BBC.
Gostou? Compartilhe!