Grão-de-bico: veja como é o cultivo e conheça os benefícios

25 de maio de 2022 4 mins. de leitura
O Brasil produz entre 3 mil e 4 mil toneladas de grão-de-bico por ano

É crescente a tendência mundial de redução do consumo de carne, o que leva ao aumento da busca por fontes de proteínas alternativas, como as vegetais. Nesse cenário, o cultivo de grãos é uma excelente opção para o produtor rural. O grão-de-bico (Cicer arietinum L.), por exemplo, é um alimento que se enquadra bem nesse caso devido ao alto teor proteico que oferece.

A produção desse grão está em expansão no Brasil, o que se favorece especialmente pelo fato de ele se adequar às condições climáticas de diferentes regiões do País, até mesmo no cerrado, onde estão os maiores produtores.

Segundo dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a área destinada a essa cultura ultrapassava 12 mil hectares em 2019. É um número expressivo, mas que não supre a demanda brasileira, sendo necessária a exportação do México, do Chile e da Argentina.

Produção de grão-de-bico no Brasil

Estima-se que os brasileiros consumam, em média, 8 mil toneladas de grão-de-bico anualmente, sendo cerca de 40 gramas por pessoa por ano. É um consumo baixo em relação a outras leguminosas, mas alto em comparação aos níveis de produção em solo nacional, visto que o cultivo do grão fica em cerca de 3 mil a 4 mil toneladas por ano no País.

É importante saber que se destacam como principais características da produção do grão-de-bico no Brasil o porte herbáceo (chegando a 60 centímetros de comprimento) e o ciclo anual (entre 110 dias e 130 dias) do grão, além de sua adaptabilidade a diferentes regiões, o que é uma vantagem significativa.

Leia também:

Condições para o cultivo

O grão-de-bico tende a se desenvolver melhor em solos com textura silicoargilosa, ricos em nutrientes e com matéria orgânica abundante, não sendo tolerante a solos encharcados e com altos níveis de salinidade. Sendo assim, o pH ideal varia entre neutro e alcalino (de seis a nove).

Recomenda-se que o manejo do solo seja realizado de forma semelhante ao que é feito com o milho, mantendo a semeadura em linhas com espaçamentos de 40 centímetros e 15 centímetros entre as plantas. Já em relação à adução do cultivo, é necessário analisar o solo e avaliar as necessidades.

Como mencionado, o grão-de-bico é bastante adaptável, mas costuma preferir os climas secos e amenos. Dessa forma, pode ser cultivado no fim do verão e no início do inverno nas regiões tropicais, como é o caso do Brasil. O intervalo ideal de temperatura para o cultivo é entre 25°C e 30°C, enquanto a temperatura ideal para a germinação fica entre 20°C e 30°C.

A colheita pode ser realizada de forma mecânica ou semimecanizada, ocorrendo entre 60 dias e 70 dias após a floração (transição do desenvolvimento vegetativo para o reprodutivo) e devendo ser feita em baixa umidade (entre 23% e 37%).

A colheita do grão-de-bico pode ser realizada de forma mecânica. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Benefícios do grão-de-bico

A leguminosa é fonte de vitaminas, minerais e fibras, além de ter alto teor de proteínas. Entre os principais benefícios destacam-se:

  • manter a sensação de saciedade e, consequentemente, ajudar no controle de peso;
  • ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue;
  • favorecer a digestão;
  • proteger contra doenças crônicas, como doenças cardíacas e diabetes;
  • diminuir o risco de desenvolvimento de câncer;
  • ser benéfico na gestação, pois é rico em ácido fólico, que é bom para a saúde do bebê;
  • fortalecer os ossos, visto que é rico em cálcio, fósforo e vitamina K;
  • ajudar no controle do colesterol;
  • prevenir o desenvolvimento de anemia falciforme;
  • fortalecer o sistema imunológico.
O grão-de-bico é acessível e de fácil preparo, então incluí-lo na alimentação pode garantir benefícios à saúde. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Quer saber mais? Clique aqui e assista a vídeos práticos e rápidos que apresentam a opinião e a explicação de nossos parceiros especialistas em Agronegócio.

Fonte: IBOPE, EMBRAPA

Este conteúdo foi útil para você?

183710cookie-checkGrão-de-bico: veja como é o cultivo e conheça os benefícios