Ícone do site Canal Agro Estadão

Como plantar uva e produzi-la durante o inverno?

Conheça o mais relevante evento sobre agronegócio do País

Produzir uvas é uma arte que exige conhecimento e dedicação. Além de se atentar para as características de cada lugar, o produtor deve conhecer o cultivo responsável da produção integrada, as boas e as novas tecnologias de produção, como a poda dupla, que permite a colheita de uvas no período do inverno.

O Brasil é o 15º maior produtor mundial de uvas, produzindo cerca de 1,4 milhão de toneladas. À frente dele estão China (14,8 milhões de toneladas), Itália (8,2 milhões) e Espanha (6,8 milhões).

No Brasil, o Rio Grande do Sul é o principal Estado produtor, com 735,3 mil toneladas, seguido de Pernambuco (338,8 mil toneladas) e São Paulo (148,9 mil toneladas). Essa diferença se deve a vários fatores, como ambiente de produção, nível de tecnologia, variedades e tratos culturais.

Do plantio às boas práticas agrícolas

Produzir uvas com responsabilidade requer dedicação e conhecimento das Boas Práticas Agrícolas (BPA). (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Antes de iniciar o cultivo, conhecer a região de plantio é fundamental para o sucesso da produção. Regiões com temperaturas entre 15°C e 30°C favorecem a fotossíntese com a produção de fotoassimilados, além de promover maior produtividade e melhor desenvolvimento da planta no período compreendido entre a floração e a colheita. No entanto, chuvas em excesso, ventos fortes e temperaturas muito elevadas por longos períodos podem comprometer a produção e reduzir a qualidade das bagas.

Então, o uso de métodos de cultivo adequados, preparo do solo, utilização de sementes e mudas certificadas fazem parte das Boas Práticas Agrícolas (BPA). Essas e outras práticas contribuem para o melhor desenvolvimento do cultivo e, consequentemente, o aumento da produção, assim como a poda dupla.

Leia também:

Como a poda dupla favorece a produção?

A poda dupla em videiras permite a produção da fruta durante o inverno. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Na videira, são realizados diferentes tipos de poda durante o ciclo de produção. Uma poda que tem ganhado espaço e permitido produção em períodos mais secos, como no inverno, é a poda dupla, também conhecida como poda invertida.

Normalmente, no Hemisfério Sul, a produção de uvas fica concentrada no verão, mas, ao efetuar a poda dupla, o produtor consegue produzir em um período mais à frente (inverno) e alcançar bons preços no mercado, já que essa época é a de menor oferta da fruta.

A poda dupla é realizada em dois períodos na viticultura, sendo que o primeiro ocorre em setembro e corresponde à poda de formação. Já o segundo é realizado em janeiro ou fevereiro e é equivalente à poda de produção.

Dessa maneira, o nome “poda invertida” faz alusão ao período de produção: em vez de ser no verão, é no inverno. A técnica aprimora os cultivos e confere maior qualidade às bagas destinadas a vinhos finos de qualidade.

Produção Integrada de Uva para Processamento (PIUP)

A Produção Integrada de Uva, com adoção da tecnologia de poda dupla, garante a produção no período de menor oferta da fruta. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Ao adotar a PIUP, o produtor agrega maior valor ao produto, contribui para a longevidade do parreiral e ainda protege o meio ambiente. Fatores como a rastreabilidade fornecem ao consumidor mais confiança ao adquirir um produto certificado e seguro, assim com maior segurança para quem compra e garantia de renda para quem produz.

Quer saber mais? Conheça a opinião de nossos parceiros especialistas sobre os principais temas do agronegócio.

Fonte: FAO (2020), Normas Técnicas de Produção Integrada para Uvas, Associação Brasileira de Sommeliers

Este conteúdo foi útil para você?

1931812cookie-checkComo plantar uva e produzi-la durante o inverno?
Sair da versão mobile