Como plantar uva e produzi-la durante o inverno?

26 de julho de 2022 4 mins. de leitura
Descubra como cultivar uva sob os moldes das Boas Práticas Agrícolas (BPA), aplicando a técnica da poda dupla para produzir durante o inverno

Conheça o mais relevante evento sobre agronegócio do País

Produzir uvas é uma arte que exige conhecimento e dedicação. Além de se atentar para as características de cada lugar, o produtor deve conhecer o cultivo responsável da produção integrada, as boas e as novas tecnologias de produção, como a poda dupla, que permite a colheita de uvas no período do inverno.

O Brasil é o 15º maior produtor mundial de uvas, produzindo cerca de 1,4 milhão de toneladas. À frente dele estão China (14,8 milhões de toneladas), Itália (8,2 milhões) e Espanha (6,8 milhões).

No Brasil, o Rio Grande do Sul é o principal Estado produtor, com 735,3 mil toneladas, seguido de Pernambuco (338,8 mil toneladas) e São Paulo (148,9 mil toneladas). Essa diferença se deve a vários fatores, como ambiente de produção, nível de tecnologia, variedades e tratos culturais.

Do plantio às boas práticas agrícolas

Produzir uvas com responsabilidade requer dedicação e conhecimento das Boas Práticas Agrícolas (BPA) (Fonte: Shutterstock)
Produzir uvas com responsabilidade requer dedicação e conhecimento das Boas Práticas Agrícolas (BPA). (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Antes de iniciar o cultivo, conhecer a região de plantio é fundamental para o sucesso da produção. Regiões com temperaturas entre 15°C e 30°C favorecem a fotossíntese com a produção de fotoassimilados, além de promover maior produtividade e melhor desenvolvimento da planta no período compreendido entre a floração e a colheita. No entanto, chuvas em excesso, ventos fortes e temperaturas muito elevadas por longos períodos podem comprometer a produção e reduzir a qualidade das bagas.

Então, o uso de métodos de cultivo adequados, preparo do solo, utilização de sementes e mudas certificadas fazem parte das Boas Práticas Agrícolas (BPA). Essas e outras práticas contribuem para o melhor desenvolvimento do cultivo e, consequentemente, o aumento da produção, assim como a poda dupla.

Leia também:

Como a poda dupla favorece a produção?

Poda dupla em videira permite produção durante o inverno (Fonte: Shutterstock)
A poda dupla em videiras permite a produção da fruta durante o inverno. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Na videira, são realizados diferentes tipos de poda durante o ciclo de produção. Uma poda que tem ganhado espaço e permitido produção em períodos mais secos, como no inverno, é a poda dupla, também conhecida como poda invertida.

Normalmente, no Hemisfério Sul, a produção de uvas fica concentrada no verão, mas, ao efetuar a poda dupla, o produtor consegue produzir em um período mais à frente (inverno) e alcançar bons preços no mercado, já que essa época é a de menor oferta da fruta.

A poda dupla é realizada em dois períodos na viticultura, sendo que o primeiro ocorre em setembro e corresponde à poda de formação. Já o segundo é realizado em janeiro ou fevereiro e é equivalente à poda de produção.

Dessa maneira, o nome “poda invertida” faz alusão ao período de produção: em vez de ser no verão, é no inverno. A técnica aprimora os cultivos e confere maior qualidade às bagas destinadas a vinhos finos de qualidade.

Produção Integrada de Uva para Processamento (PIUP)

Produção Integrada de Uva com adoção da tecnologia de poda dupla garante produção no período de menor oferta da fruta. (Fonte: Shutterstock)
A Produção Integrada de Uva, com adoção da tecnologia de poda dupla, garante a produção no período de menor oferta da fruta. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Ao adotar a PIUP, o produtor agrega maior valor ao produto, contribui para a longevidade do parreiral e ainda protege o meio ambiente. Fatores como a rastreabilidade fornecem ao consumidor mais confiança ao adquirir um produto certificado e seguro, assim com maior segurança para quem compra e garantia de renda para quem produz.

Quer saber mais? Conheça a opinião de nossos parceiros especialistas sobre os principais temas do agronegócio.

Fonte: FAO (2020), Normas Técnicas de Produção Integrada para Uvas, Associação Brasileira de Sommeliers

Este conteúdo foi útil para você?

193180cookie-checkComo plantar uva e produzi-la durante o inverno?

Canal Agro